terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Por que os economistas não anteciparam a crise?

Quem perguntou foi a rainha da Inglaterra...e mais uma meia dúzia de gatos pingados.

O Bob Lucas disse que não tem nada errado com não prever quedas inesperadas dos preços dos ativos. Estranho seria alguém conseguir prever os movimentos do preços dos ativos....

Liguei para o Lucas e falei (em português mesmo): "Cacilda, Lucas, não parece um bom momento para você responder assim...". O Lucas desligou na minha cara.

O Rajan quis "aparecer" para a Rainha e deu outra resposta. Ele disse que o problema é que o economista moderno --- no mundo acadêmico --- foca tanto em temas hiper específicos que ele não está treinado para ver o "big picture", não consegue integrar o conhecimento de áreas diversas, como macro, finanças e regulação e que era preciso essa visão mais ampla para antever a crise....

Liguei para o Rajan e disse assim (em português): "Oh, Rajan, mas só de ler o Mankiw de introdução à economia dava para perceber que a combinação de policy do pré-crise estava meio ruim; não precisa ter Phd".

O Rajan ficou meio mudo por uns segundos e depois me disse (em português) que era para eu dizer ao FK para ele estudar "história". Não sei porque ele disse isso.

2 comentários: