terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dauphin no Valor


No artigo de hoje volta a bater na tecla de que os economistas que utilizam modelos acreditam neles piamente. O Gordo, que sabe que isso não é verdade, deve estar se divertindo. E aproveita para convencer muito leitor de que o melhor é confiar em sua sabedoria. Ou talvez foi somente um problema de falta de assunto; escrever toda semana é difícil.

Entre outros erros, ele menciona que num modelo DSGE (i) a produtividade marginal sempre se iguala ao salário, (ii) não há desemprego involuntário, (iii) a oferta é constante no curto prazo.

2 comentários:

  1. Ele também critica o modelo, que tem "Dynamic" no seu nome, porque na realidade não existe equilíbrio estático. Ahm?! Ele sabe o conceito de equilíbrio desses modelos?
    Há um tempo atrás ele zuou esses modelos por simplificarem o mundo em 3 equações - "A tragédia da crise colocou em evidência a pobreza do modelito (novo-keynesiano ingênuo), de três equações que, com alguns adendos "ad hoc", orientam a política monetária, inclusive no Brasil.", Valor 24/08/2010 . Agora ele descobriu o SAMBA e se deu conta que só tinha visto o modelo básico. É análogo aos prof. de graduação heterodoxos, que batendo no Varian baby, acham que estão desmantelando a teoria neoclássica.

    ResponderExcluir
  2. Caro professor doutor FK, que gostaria que voce contribuisse para o esforço do BC em encontrar qual é o atual juro neutro da economia. Afinal, voce pilota magistralmente o chorinho...

    ResponderExcluir