sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Juro Neutro - Parte 1/37


Acho louvável a iniciativa do BCB de pesquisar com os participantes de mercado o valor do juro neutro. Isso nos força a lembrar que ele é cadente, e que talvez que será necessário menos juro do que no passado para controlar a inflação.

Podemos gastar bastante tempo discutindo o conceito. O “natural interest rate” do Wicksell, o “neutral interest rate” do Woodford, e outras alternativas, que variam conforme o modelo utilizado. Mas não estou a fim. Fica para outra hora, espero que os outros liberais me ajudem.

Em vez disso quero reportar os resultados do Marcelo Kfoury, do Citi, quem eu considero um especialista no assunto. Para referência, a definição de juro real dele é o Pré de 360 dias ano menos a expectativa de inflação Focus para 12 meses.

1)      Usando filtragem simples, ele obtém que o juro real neutro está entre 4,8% e 5,3%, dependendo se ele usa filtro HP ou tendência linear. (Veja na figura abaixo)

2)      Usando uma estimação da função de reação do banco central, ele obtém valores entre 4,8% e 6%, dependendo se ele coloca uma tendência linear na estimação.

3)      Usando uma estimação da curva IS, ele obtém o intervalo entre 7,6% e 9,6%, novamente dependendo da inclusão de tendência na regressão.

O Kfoury opta pela opção de filtragem simples, e argumenta que os juros neutros atualmente estão em torno de 5%. Isso o leva a concluir que o BCB pode até reduzir mais a Selic agora, mas terá de elevá-la de novo, para conter a futura alta inflacionária.

Na parte 3 vou falar um pouco sobre os problemas com as metodologias utilizadas.


Um comentário:

  1. tendência linear na função de reação?! Isso sim que é meta de reduzir o juro!

    ResponderExcluir