quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Milagre do Crescimento Americano III


Trabalhei um pouco sobre os dados de incerteza do Bloom (http://www.policyuncertainty.com/). O argumento deles é que a recente queda de incerteza está causando a melhora na economia. Mas a graça, do meu ponto de vista, é confrontar este indicador com seus competidores. Se essa série é boa o suficiente para adicionar informação aos meus modelos.

No BLUES, há um choque que é identificado pelo fato do investimento ser "menor do que deveria ter sido". Este choque é normalmente associado a algum problema no crédito (formulação do Bernanke e Gertler (1989)). Há algum tempo uso a série do spread BAA (yield dos corporate bonds grau BAA menos dos títulos do Tesouro de 10 anos) como um indicador real de choque nos crédito, que serve para eu fazer cenários.

Uma vantagem óbvia da série do BAA Spread sobre a de Uncertainty é que a primeira é mais “objetiva”. Mas será que a segunda é melhor econometricamente? (veja as duas na figura abaixo)

Para tentar responder, primeiro brinquei com o BLUES. Depois rodei um monte de regressões e VARs, buscando a habilidade relativa dessas séries preverem a Produção Industrial. O resultado foi que o BAA spread é mil vezes melhor, e que não há informação adicional útil nessa série de Uncertainty.

A menos que a Velhinha me convença do contrário, vou ficar com o BAA Spread. Vou continuar achando que o crescimento americano é um milagre. E vou começar a falar mal desses picaretas dessa escolinha, Stanford.




Nenhum comentário:

Postar um comentário