quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

(dez/2011) Três Antigas Operações


Ainda no outro blog eu havia feito três operações de mercado meio malucas, que vale a pena recuperar. Para o ano que vem eu prometo mais loucuras.

Primeiro, eu havia comprado Real contra Dólar Australiano. Usando o próprio blog eu fechei essa operação ainda no começo de outubro, com um lucro de 5% no período de 1 mês.

Segundo, eu vendi Euro com relação a Coroa Dinamarquesa, no dia 21 de setembro. A lógica dessa operação é usar a Coroa como um Marco Alemão latente. Se a Alemanha abandonar o Euro, a Dinamarca provavelmente irá fixar a Coroa ao novo Marco, que valerá bem mais que o Euro. Por enquanto a Coroa Dinamarquesa está atrelada ao Euro. Desde que a propus, essa posição não deu lucro nem preju, já que nada aconteceu. Como não há custo algum, vou continuar com ela.

Terceiro, eu comprei títulos gregos com vencimento em março de 2012, por um valor de 53,3 centavos, em 15 de setembro. O gráfico abaixo (linha negra) reporta o seu preço, atualmente 48,3 centavos. A forma de pensar nesse valor é lembrar que o papel valerá 100 centavos em março caso a Grécia não dê calote. Estou apanhando, mas vou continuar a segurar para ver no que dá.


*  *  *





Acho que entendi porque meus títulos do Governo da Grécia (GGBs), com vencimento em março, continuam tão feios, precificados a 43,5% do valor de face.


Meu racional inicial para a compra deles é que a Grécia tinha (e tem) déficit primário, e não tomará a iniciativa do calote. A tomada teria de ser desligada pela própria Troica, que deixaria de dar o dinheiro suficiente para rolagem, mas isso parecia muito improvável.


Depois, quando começou a história de PSI (Private Sector Involvement), eu fiquei segurando os títulos por que eu não nunca me voluntariei a nada, menos ainda a tomar um haircut. Achava que o PSI iria acontecer, mas os egoístas ficaríamos com o valor de face.


Estava achando estranho os preços ficarem tão baixos, com a imensa oferta de egoístas pelo mundo. Mas agora entendi que caso a adesão ao PSI não seja muito grande, as autoridades podem introduzir CACs (Collective Action Clause), utilizando a lei grega. Nesse caso, eu também levo um totó nos meus GGBs.


Mais relevante que meu prejú psicológico, a introdução das CACs criaria um evento de crédito, os CDS seriam gatilhados. Será que o mercado reagiria mal a esse evento? Não sei, mas acho que não.








Um comentário:

  1. Sou ex-aluno seu e como sempre continuo sem entender uma palavra do que você diz! Hehehe, brincadeira, entendo 30% (hopefully)... Ótimo blog, professor!

    ResponderExcluir