sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Regime de Bandas de Inflação


Desde o último ano do Meirelles estamos todos pensando em como modelar o comportamento do nosso Banco Central. Pouco importa se passou haver ingerência política ou não. O fato é que houve uma mudança na forma dele atuar. E devemos levar isso em conta quando utilizamos nossos modelos para fazer projeções de inflação e juros.

Eu ainda estou confuso. Uma alternativa seria simplesmente impor uma mudança na meta. Outra seria, além da mudança de meta, assumir alguma alteração na aversão ao risco, ou algo assim.

A proposta de que agora vivemos um regime de bandas de inflação é de um tal de CESG. Com sua permissão, eu aqui a reproduzo:

“A função de reação do BC, no meu entendimento, dita o seguinte curso de ação: “quando a inflação ameaçar romper o teto de 6.5% no ano calendário, deve-se subir os juros e também os compulsórios” e “quando a inflação se aproximar de 4.5%, deve-se afrouxar a política monetária, com ênfase na queda de juros”.

Note-se que isso não é o mesmo que dizer que o BC tem meta de 5,5% com intervalo de 1 ponto percentual. Sim, em termos de resultado final sobre a inflação, essas duas conjecturas são muito possivelmente estatisticamente indiferenciáveis, mas a mecânica do procedimento é distinta. Por exemplo, no caso da minha conjectura, o BC não faz nada com uma inflação nas vizinhanças de 6%, mas agiria no caso em que persegue uma meta central de 5,5%.”

4 comentários:

  1. Esse CESG é muito bom. Pena que ele hoje sai de férias e só voltará com suas contribuições vitais daqui a uma semana. Bom carnaval a todos!

    ResponderExcluir
  2. Como existe uma série de medidas aparentemente incoerentes - tx de juros que corrige a divida pública sistematicamente acima da taxa de crescimento da economia, reservas internacionais em volume excessivo, num contexto de câmbio flutuante, superavit primário que não paga nem os juros da dívida - a possibilidade de uma gestão política, de forma a acomodar interesses, não poderia indicar uma forma alternativa de se avaliar a conduta do banco central? Vale lembrar o último artigo de Joseph E Stiglitz :Capturando o Banco Central Europeu. (Só não o reproduzi aqui, pela limitação ao número de caracteres que o blog traz).

    ResponderExcluir
  3. Os leitores aguardam fielmente os outros 36 posts sobre a taxa neutra de juro....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Acredito que também aguardam uma página no Facebook para postagem dos artigos aqui divulgados.

      Excluir