segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pára esse trem que eu quero descer

Esqueci de comentar semana passada o inacreditável noticiário sobre o trem bala.

Li na imprensa especializada que os investidores interessados: não correrão risco cambial, pois o BNDES se dispõe a emprestar em moeda local (lembrem-se que a receita de um possível operador internacional será toda em reais); não precisarão ir aos mercados de capitais, pois o BNDES vai dar funding longo a taxas subsidiadas; e não correrão risco de demanda fraca, pois se ela for fraca o governo garante uma rentabilidade mínima...

Ou seja, capitalismo sem risco! Ou melhor, onde todos os riscos são bancados pelo Estado. Como o Estado somos nós pagantes de impostos, quem assumirá os riscos do trem bala é a sociedade em seu conjunto. Mas eu não quero ajudar a enriquecer empresários. Nada contra eles, mas já tenho muita coisa pra me preocupar.

Dilma, pára esse trem pelo amor de Deus que eu quero descer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário