quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Milagre do Crescimento Americano


O CT ainda está acordando, tirando a remela dos olhos, mas fez um comentário, que ficou escondido num outro post. Eu tomo a liberdade de reproduzi-lo aqui:

“Queria apenas avisar aos leitores que ainda não postei na nova casa porque, ao contrário dos demais, tenho que trabalhar duro para garantir uma existência digna. Em breve devo voltar à ativa para corrigir os inúmeros equívocos que têm sido publicados aqui. Mas deixo uma pergunta ao FK: ainda na casa velha, lembro-me da Velhinha de Taubaté ter duvidado do cenário sombrio do Samba calibrado para os EUA - o Blues. Parece que ela estava certa, não?”

As projeções do Blues e de Taubaté foram feitas durante o quarto trimestre (logo após a divulgação do PIB do terceiro trimestre). Eu deixei claro que o Blues só tem boa performance para projeções acima de 6 meses. No curto prazo, sobretudo no trimestre corrente, ele apanha das Casas (MacroAdvisers, Goldman, JPMorgan), que fazem o “bean counting”, reproduzindo a metodologia do Bureau na apuração do PIB. (Analogamente, o Chorinho apanha na projeção de inflação para os próximos 3 meses para os “planilheiros”). Assim sendo, a divulgação do PIB do 4º tri de 2011 não serve para avaliar o Blues.

Agora, mesmo feita essa ressalva, tudo indica que o PIB do primeiro trimestre de 2012 será bem melhor do que o Blues projetou, algo no intervalo entre 1,0 e 1,5% (com relação ao trimestre anterior, dessazonalizado, anualizado). Talvez o mais academicamente correto seria esperar o PIB do segundo tri de 2012, e fazer uma média do primeiro semestre, mas daí já é muita sacanagem. Estou disposto a aceitar que errei antes disso.

Gostaria de entender o que está acontecendo nos EUA, o que está permitindo esse crescimento “exuberante”, apesar de todas as dificuldades, dos desafios fiscais logo à frente. Será que a velhinha pode me ajudar, ou terei de esperar o CT escovar os dentes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário