quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Belo, Esbelto e Alto

Sou mais bonito, mais alto e mais esbelto que CT e FK. Por isso meu salário deveria ser maior do que o deles....segundo as evidências acadêmicas ao menos....ah, se você é um desses chatos politicamente corretos é melhor parar de ler o post aqui mesmo.

Sim, pessoas obesas e que se autoavaliam como mais feias que a média ganham salários menores, mesmo controlando-se por diversas variáveis observáveis como anos de experiência, capital humano dos pais e anos de estudo. O mesmo vale para os baixinhos.

Mas por quê? A primeira resposta é que isso se deve à discriminação por parte de empresários e empresárias, que não gostam de gente feia e assim pagam mais e contratam mais pessoas como eu. Infelizmente essa explicação não é das melhores. Isso porque num mercado razoavelmente competitivo, o cara que contrata uma bonitinha um pouco menos eficiente é cuspido para fora do mercado por um rival que não liga para contratar uma feinha mais inteligente e produtiva que o leva a obter lucros mais elevados.

A não ser...a não ser... que os consumidores em alguns setores prefiram ser atendidos por pessoas mais bem apessoadas e estejam dispostos a pagar mais caro por isso. Nos serviços pode até ser que isso ocorra, mas o ponto é que o mencionado diferencial de renda vale também para outros setores da economia. Então não temos ainda uma explicação plena.

Muitos já devem ter a resposta para a superioridade dos belos e magros na cabeça: sim, é a tal da autoconfiança. Esse tipo de característica não entra nas regressões microeconométricas que estimam os determinantes dos salários, mas é obviamente algo muito importante para um bom desempenho no mercado de trabalho. Se achar feio, ou ser efetivamente obeso, é uma "proxy" para autoestima baixa, e portanto uma medida que capta indiretamente seu efeito no salário.

E os altos? Os altos, sugerem os papers acadêmicos, também ganham mais em média. Altura correlaciona positivamente com auto-estima, mas bem menos que beleza / obesidade, convenhamos. Além disso, crianças ainda muito jovens -- na casa dos 4 anos -- e altas já apresentam melhor desempenho escolar do que crianças jovens e mais baixas. Auto-estima não deve ser algo sério nessa idade. A explicação mais bem aceita aqui é que altura é mais uma proxy para qualidade da constituição física da criança do que para auto-estima. EM MÉDIA, mães que se cuidam mais durante a gravidez tendem a ter filhos mais altos e saudáveis. Crianças mais bem cuidadas desde o útero terão desempenho cognitivo melhor -- e ganharão mais no futuro. É isso que explica a superioridade dos altos.

Ou então não, ou então o mais alto dava mais porrada nas outras crianças quando jovem o que terminou tornando-o um líder nato. Dizem também que os professores enxergam melhor os alunos mais altos e lhes conferem mais atenção sem perceberem. Parece-me baboseira. A propósito, o Sarkozy hoje de manhã me ligou e disse que ele também achava besteira, que tinha apanhado pra cacete quando criança na escola mas que havia se tornado um líder nato mesmo sendo quase anão. Quando eu perguntei a altura do Hollande ele disse algo com merde e desligou na minha cara.

8 comentários:

  1. Este é Sarkozy: http://www.everybodysucksbutus.com/wp-content/uploads/2009/04/sarkozy_insecurity.jpg

    ResponderExcluir
  2. Pelo que entendi o CESG está ofendendo a minha mãe.
    Mas acho que a conclusão correta é que, como meu salário é muito superior ao do CESG, eu sou bem mais bonito.

    ResponderExcluir
  3. Mas por outro lado a "seleção social" é mais severa com os mais baixos, aqueles que conseguem superar isso se tornam superiores. Napoleão não era alto e Sartre não era bonito, pode juntar tudo que vocês 3 conquistaram e conquistarão na vida que não será nem um décimo do prestígio que aqueles dois tiveram.
    Mas na média você tem razão.

    ResponderExcluir
  4. Ah, Milton Friedman também não era nem um modelo de beleza, e vocês 3 somados nunca terão metade do respeito que ele teve.

    ResponderExcluir
  5. O FK (o mais fraquinho dos liberais) sozinho já é mais que a soma do Friedman, Sartre e Napoleão. Imagina então a soma (CESG + FK+ CT)...cacete, dá um número muito violento, unbounded.

    ResponderExcluir
  6. Crappy discussion. The only criterion that matters is beauty. Who cares about the reputation or intelligence of Sartre and Friedman? I look much better than them, thus I’m much better off. The same applies to Brad Pitt (not in the same magnitude, though)

    ResponderExcluir
  7. “All great economists are tall. There are two exceptions:
    John Kenneth Galbraith and Milton Friedman”.
    George J. Stigler

    http://www.mskousen.com/mskdl/uploads/2009/08/trio5300w.jpg

    ResponderExcluir