quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Criando o New Drek (Expulsando a Grécia)


É, eu sei que está em yiddish em vez de grego, mas o nome é mais adequado do que New Drachma.

1)  Por que a União (representada pela Troica) iria gostar de expulsar a Grécia?

A vantagem de se livrar da Grécia é a de conter o moral hazard dos outros periféricos. Se a Grécia for ajudada, apesar de toda a falta de esforço, o incentivo para Portugal e outros fica perverso. Outra vantagem é de reduzir os custos pecuniários presentes e futuros com o salvamento.

A desvantagem é o potencial de confusão com a saída. Se os agentes econômicos começarem a acreditar que Portugal também será expulso, haverá corrida bancária e fuga de capitais desse país. Como os investidores estão separando o caso da Grécia dos demais, e o ECB fica apontando sua bazuca, acho que isso não ocorreria. Outra desvantagem seria o prejuízo para bancos que terão seus ativos em Euros transformados em drek, mas isso é somente uma marcação a mercado.

2)  Por que a Grécia sairia da União?

Eu comprei títulos gregos acreditando que não fazia sentido algum o Governo grego defaultar, já que ele ainda tem déficit primário. Percebo agora que, se a Troica parar de dar mais recursos à Grécia, faz sentido defaultar mesmo assim. Mas ainda não acho que isso seria suficiente para sair da União.

Talvez você ache que como a saída criaria uma forte desvalorização cambial, isso impulsionaria a economia. Ou talvez acredite que há suporte político ou da população para essa saída. Eu não. Mesmo após defaultar, através de PSI (private sector involvement) ou não, faz mais sentido para a Grécia continuar na União.

Em minha opinião, o que mudaria o jogo seria a Troica parar de suportar os bancos gregos. Sem o Banco Central Europeu por trás, atuando como emprestador de última instância, os bancos gregos seriam atacados, e não poderiam ser salvos pelo Tesouro grego, que está quebrado e não pode imprimir Euros livremente. Daí os custos para a Grécia, de ficar sem sistema financeiro, seriam imensos, e justificariam o abandono da União.

3) O que vai acontecer?

A Troica ainda não está preparada para tomar medidas tão draconianas. A Grécia irá defaultar, i.e., haverá alguma forma de reestruturação da dívida grega. Mas a Grécia não abandonará a União, pelo menos por ora.

Um comentário:

  1. Muitos analistas (imagino, pela pequena amostra que tenho) consideram um outro ponto: o temor que a recuperação grega possa causar aos demais parceiros igualmente atolados que procurariam o mesmo caminho dos gregos.

    ResponderExcluir