segunda-feira, 12 de março de 2012

Impacto Econômico do Petróleo


Sei, a pergunta já está velha, mas após ler a pesquisa do JPMorgan e Goldman, chegar a conclusão de que eles não entendem a diferença entre oferta e demanda e não apreciam o poder da não-linearidade, resolvi intervir. O mundo precisa que O Consciência esclareça mais um tema.

Na tabela cálculos de elasticidade de demanda por gasolina e petróleo. Eu gosto do valor de 0,07. Ele significa que se o volume (físico) de petróleo cair 1%, por exemplo porque Israel jogou uma bomba no Irã, o preço irá subir uns 15%.


O melhor mapeamento do preço para o PIB ainda é o do Hamilton 2003, cuja resposta impulso, no caso mais extremo de não-linearidade, coloquei na outra figura. Em palavras, 10% de aumento permanente de petróleo leva a uma queda no nível do PIB americano de 1% (após 7 trimestres). No caso atual, em que a não-linearidade não se aplica em toda extensão, porque o petróleo já estava muito caro em 2008, eu sugiro utilizar um multiplicador de 0,7. Assim, o aumento do preço de 10% leva a uma queda no PIB de 0,7%.

O resultado final é que uma redução de 1% na quantidade de petróleo implica em queda do PIB de 1% (i.e., 15*0.7). Eu volto alguma hora para dizer o que vai acontecer com a Bolsa.


3 comentários:

  1. Fabio,

    No último parágrafo,acredito que vc tenha se referido a um aumento de 1% do preço do petróleo, não?

    Abs,

    FG

    ResponderExcluir
  2. acho que agora ficou mais claro, obrigado

    ResponderExcluir
  3. Sobre esse tema:
    http://www.zerohedge.com/news/what-closing-straits-hormuz-will-mean-3-simple-charts

    ResponderExcluir