quinta-feira, 29 de março de 2012

R.I.P.


O Relatório de Inflação Primestral está igual à Ata, com o Banco Central trabalhando para a inflação de 2013 convergir para a nova meta. O que me incomodou foi outra coisa, a falta de uma análise boa do crédito, onde o BC tem vantagem comparativa.

Tenho matutado sobre o desempenho do crédito, que como o CT comentou nesse post (é, eu sei, o link não funciona, ele esqueceu de postar), está saindo com uma cara ruim. Se continuar assim, acho que o jogo da inflação para 2013 pode virar.

O que está por trás desse crédito porcaria? É só um ruído ou não? Eu não acho que tem nada a ver com a crise internacional, que já acabou. O Bernanke me disse, quando escreveu os papers dele, que crédito é muito não-linear. Com a mera lentidão do crescimento mundial não deveríamos ver o crédito contrair por aqui. O Banco Central podia trabalhar um pouco nisso.

Não sei. Talvez seja mesmo o fim do processo de expansão que tivemos nos últimos anos, com os bancos reduzindo oferta, ao ver o endividamento excessivo dos demandantes.

Um comentário:

  1. O que ouvi e' que os bancos ja viram que, por bem ou por mal, a economia tem que desacelerar e estao contraindo o credito por causa disso. Mas tenho certeza que o governo publicara alguma MP pra garantir que isso nao ocorra (afinal, eles acham que podem resolver tudo com MP).

    ResponderExcluir