segunda-feira, 19 de março de 2012

Okun e PIB Potencial Americano


Na figura a relação entre crescimento do PIB (real, anual) e variação aritmética da taxa de desemprego americano (no ano). O ponto vermelho é o último dado.

A argumento do pessoal é que a reta que liga as duas taxas (Okun) esteja mudando mais para baixo, da linha contínua para a pontilhada, ou algo assim. Nesse caso, quando o desemprego se estabilizar, o PIB potencial (cruzamento da reta com ordenada) será mais baixo do que o usual.

(Dá também para montar a história de forma mais formal, propondo que o crescimento é função do crescimento potencial e da variação do desemprego. Estimar incluindo lags e tendência, etc.. Além disso, há razões para crer que o PIB potencial está caindo, tal como a menor taxa de participação no mercado de trabalho, devido ao envelhecimento e aposentadoria prematura dos trabalhadores.)

Achei divertido poder ler um dado bom do mercado de trabalho como um dado ruim para o futuro PIB. Pessoalmente não comprei. Independentemente dessa história, já havia concluído que o PIB potencial dos EUA era menor que 2%.




Nenhum comentário:

Postar um comentário