quarta-feira, 7 de março de 2012

Termodinâmica para Economistas


Eu sempre acho útil pensar em crises usando a primeira lei da termodinâmica de conservação de energia. Por exemplo, suponha que num primeiro momento os gregos gastaram mais do que tinham, se endividando. No momento seguinte, alguém terá de pagar: (i) os próprios gregos podem consumir menos do que ganham, (ii) os troianos, que foram bobos de comprarem a dívida grega, tomam um calote nos seus títulos, e (iii) todos os europeus, sofrendo repressão financeira e pagando mais impostos, inflacionário ou não.

A primeira pergunta interessante é o que ocorrerá no caso da Itália. Minha leitura, vocês sabem, é que o Banco Central Europeu está discretamente salvando a Itália. Com isso, hoje os europeus já estão recebendo juros reais negativos (nos títulos alemães) e, no futuro, vão aprender o que é imposto inflacionário.

A segunda pergunta é: será que a quantidade paga com repressão mais imposto inflacionário é igual à quantidade de dívida italiana que desapareceu? Isto é, será que a lei da termodinâmica pode ser aplicada à Economia?

A resposta correta é NÃO. A explicação estará no próximo capítulo.

2 comentários:

  1. enigmático...
    tem a ver com wedges gerados no processo?
    tchan, tchan, tchan...

    ResponderExcluir
  2. Não teria a ver com salvar França e Itália e deixar aos demais os taco~es dos ajustes?

    ResponderExcluir