domingo, 25 de março de 2012

Inflação e competição externa????

Tem economista por aí, muitos aliás, incluindo uns parrudos, dizendo que a inflação dos bens industrializados está contida no Brasil por conta da concorrência que o produtor de bens comercializáveis enfrentra do produtor externo!
"A inflação de serviços é alta porque não tem concorrência internacional, mas a inflação de bens industriais está contida porque nesse caso tem concorrência de fora" é uma frase comumente encontrada nos cadernos de economia do fim de semana.
E, no entanto, qualquer um que passa por um bom curso de Introdução à Economia deveria saber que concorrência afeta nível de preços, não sua taxa de variação.
Num mundo com total abertura e competição internacional, se um país impulsiona demais sua demanda doméstica, mesmo que a inflação em dólares esteja tranquila, vai vivenciar inflação dos bens comercializáveis pesada porque a expansão monetária que gera o excesso de demanda vem acompanhada de depreciação cambial.
No Brasil de 2002 já tinha competição externa, mas quando o câmbio saltou para 4,0, a inflação dos bens importáveis bombou pesado.
Não é o grau de competição externa, é a variação do câmbio composta com a inflação em dólares, senhores economistas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário