quarta-feira, 14 de março de 2012

Moeda e Inflação IV


Tive ideia genial, até mesmo para os meus elevados padrões. Havia mostrado nesse post a usual correlação entre moeda (M1) e inflação (CPI) para longos horizontes de tempo (10 anos). Nas referidas figuras do Mervyn cada observação corresponde à história de um país deferente. Mas por que não fazer o mesmo estudo para um só país, utilizando diferentes intervalos no tempo? Tenho certeza que ninguém nunca pensou nisso.

Na figura, o crescimento de M1 e inflação (CPI) para a economia dos EUA no tempo. Cada pontinho corresponde a uma década, terminada naquele ano. O gráfico se inicia no ponto 1969, mostrando a inflação e crescimento da moeda na década que termina em janeiro de 1969. E daí vai, mês a mês, até a década que termina em janeiro de 2012.



Até os 1980s está legal. Nesta fase sabemos que os agregados monetários abandonaram os economistas. A partir de 1993, a inflação fica ancorada no intervalo entre 2% e 4% enquanto a moeda pula pra lá e pra cá.

Desde 2008 o Bernanke está fazendo a moeda crescer em média 12% ao ano (não mostrado no gráfico). Com isso podemos concluir que, se o tsunami monetário continuar, a inflação dos EUA atingirá um nível próximo a

Um comentário:

  1. "Com isso podemos concluir que, se o tsunami monetário continuar, a inflação dos EUA atingirá um nível próximo a"... de 2% que é a meta inflacionária do FED.

    ResponderExcluir