sexta-feira, 16 de março de 2012

"Item 35"

O item 35 da Ata do copom divulgada ontem fez uma coisa inédita: afirmou onde a Selic vai parar: "um pouco acima do mínimo histórico (8,75%)". Quer dizer, 9%.

Isso não é meta de juro? Falar onde a Selic vai parar soa como meta de juro para mim.

Eles não deveriam ter escrito que "a Selic vai parar onde ela tornar o equilíbrio entre oferta e demanda compatível com a meta de 4,5%" ?? Não é esse o objetivo?

Pergunto-me, contudo, se devo acreditar num banco central que aparentemente muda de objetivo declarado a toda hora...meu Deus, que confusão.

4 comentários:

  1. Carlos: visivelmente, vc ainda não entendeu. Um governo que vai "proteger" nossos produtores de vinho, nossas multinacionais (digo Ford, GM, Hyundai) elevando impostos e impondo barreiras, que mais poderia fazer?

    O mandato do BC agora é igual ao do Congresso e da imprensa: apoio incondicional ao projeto de poder do nosso partido (quase) único.

    ResponderExcluir
  2. Ilmo Prof Dr CESG,

    Sinalizar a trajetória de juro não significa meta de juro. Diversos bancos centrais, dentre eles o da Suécia, divulgam sua "curva" projetada. Para não ir tão longe, temos Fed e BOJ que já sinalizaram que o juro permaneceria em determinado patamar por um longo período.

    O grande problema do BC é ignorar completamente a inflação que ele tem controle, de 2013 pra frente.

    abs

    ResponderExcluir
  3. Ilmo FG,

    FED faz isso porque ele esta no zero bound e nao quer deixar a curva longa abrir, nao por "transparencia".

    O BC nao sinalizou trajetoria de juros, nao tem curva divulgada, nada disso, ele passou um recado de que a Selic vai ser 9%. Isso é estatisticamente equivalente a sistema de meta de juro sim. Nem acho que o seu modus operandis seja esse, mas eh sim equivalente.

    Por fim, eh verdade que o maior problema de todos eh que a meta de 4,5% foi para o beleleu..

    ResponderExcluir