terça-feira, 13 de março de 2012

Impacto do Irã sobre a Bolsa


No outro post disse que 1% de queda no volume de petróleo implica em redução de PIB americano de 1%. Uma análise meia boca mostra que 1% de queda no PIB americano implica em queda no S&P500 de uns 7%, e consequentemente uma queda no Bovespa de 10%. No final, após todo o enrolation, tenho que 1% a menos na quantidade de petróleo leva a 10% de queda no Bovespa.

Legal, mas quanto é que a produção de petróleo irá cair? Vou lhe dar algumas informações:

a)      O Irã produz uns 5% do Petróleo Mundial
b)     Mas o Irã pode fechar o estreito de Hormuz, por onde passam 20% do petróleo
c)      A Arábia saudita, que produz 12% do petróleo, consegue fazer com que 6% consigam ser exportados via tubulação, sem passar por Hormuz.
d)     Atualmente, a Arábia Saudita pode expandir sua produção somente em 1,5% do volume mundial (e é o único país com capacidade ociosa)
e)      A IEA (international Energy Agency, composta dos países do bem, como por exemplo a América) tem reservas suficientes para 4 meses de petróleo.
f)      Devido ao uso de um cimento especialmente duro (que ironicamente é uma das únicas coisas que o Irã sabe fazer bem), para atingir o bunker em que se está enriquecendo unânio é necessário arma atômica.
g)     O embargo ao Irã está de fato incomodando, levando a falta de alguns alimentos e inflação.

Conclusão: O potencial de confusão e queda de produção de petróleo é imenso. É fácil construir cenários em que a bolsa cai 30%. Mas dado que não há alternativa militar de baixo risco, o mundo terá que aprender a conviver com um Irã com bomba atômica. E a bolsa não vai cair nada.

Um comentário:

  1. Legal.
    Se eu te der um dinheiro hoje você me devolve dobrado semana que vem? Pode tirar 10%.

    ResponderExcluir