sexta-feira, 23 de março de 2012

Kiwi no Brasil


Tudo é possível, e já se começou a falar em QE (Quantitative Easing) no Brasil. O suposto motivo é poder fazer politica monetária mais expansionista sem ter o problema de reduzir a Selic mais do que o atualmente possível, dada a regra da Poupança.

Note que é tudo análogo aos EUA, substituindo moeda por poupança.  Em vez do piso da nossa taxa de nominal juros ser zero, ele é dado pela remuneração mínima da Selic que não implicaria numa fuga dos títulos do Tesouro para a Poupança. Igual o Bernanke, o Tombini compraria títulos de longo prazo, imprimindo dinheiro. E imagino que ele também controlaria a quantidade de dinheiro de tal forma a manter a Selic no patamar anunciado, de 9%.

Eu acho que seria um grande barato, um sinal inequívoco de nosso desenvolvimento como nação. Também uma oportunidade única de testar a teoria que de que a demanda dos títulos alguma hora se inverteria. Conforme mais títulos de longo prazo são comprados (e mais moeda é impressa), a expectativa de inflação sobe. Alguma hora esse aumento de expectativa de inflação supera a redução na expectativa de juros reais, fazendo com que os juros nominais subam. Isto é, a partir de um ponto, quanto mais títulos o Tombini comprar, menores serão os preços desses títulos (maiores serão os juros nominais).

Estou ansioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário