terça-feira, 28 de maio de 2013

China sobre IPCA

Estou confuso. Li a Leitão no Globo, dizendo que o Copom é 25 por causa da China. Nem o efeito da China sobre o IPCA eu sei.
A China desacelera, compra menos minério de ferro, soja, petróleo, etc.. O minério de ferro faz o Real depreciar, atrapalhando a inflação. O impacto da queda de preço da soja, que pega no IPCA através da carne, é muito menor. Petróleo tem potencial para afetar inflação, mas o efeito da China parece ser bem menor nesse mercado. Meu chute é que o efeito da desaceleração da China será inflacionário.
Não que isso realmente signifique algo para o Copom.

6 comentários:

  1. Em 2008, o dólar apanhava e as commodities voavam. Dentre outras coisas, como o bc não deixou o real ir para paridade contra a moeda americana, a inflação subiu. E subiu no mundo todo. Agora, na reversão do cenário, se o câmbio for amortecido também via venda das reservas não poderíamos ter uma desinflação via commodities? Todos os Bcs iriam devolver um pouco de suas reservas.
    P.S: não pergunto por achar que isso deva ser o mote para a selic no copom de hoje, mas para as futuras decisões caso ocorra algo mais forte na China.
    Maradona

    ResponderExcluir
  2. Acho que o efeito de china mais devagar é liquidamente desinflacionário, apesar de entender o efeito citado pelo FK. Normalmente, commodities em reais segue commodities em dólares, ainda que bem pouco intensamente se o cambio for livre para flutuar na direção oposta.

    ResponderExcluir
  3. Se o efeito for sobre todas as commodities estou com vcs, cesg e maradona. Mas fico pensando se a China fará com que o efeito seja em algumas commodities em particular - ferro e soja.

    ResponderExcluir
  4. Tem efeito a andada dos treasuries no copom de hoje? Irrelevante ou suporta o 50bps? No último copom o 10y estava em 1,7%, estava numa trajetória de curto prazo de queda; hoje superou o 2,1% numa trajetória de alta mais pronunciada. Acho que pode ser a gota dágua para o 50bps...
    Maradona

    ResponderExcluir
  5. China está desacelerando por causa da Europa estagnada. Não é o efeito isolado da China, mas a conjuntura global que importa. O efeito líquido é deflacionário.

    E bem feito ter ficado confuso, quem mandou ler a Miriam Leitão?

    ResponderExcluir
  6. china desacelerando por conta da Europa? acho que nao hein...quanto do pib chines depende da Europa...pinuts. Ta desacelereando porque o governo em certa medida quer via reducao nos investimentos e tentativa de equilibra consumo/investimento

    ResponderExcluir