sexta-feira, 10 de maio de 2013

A carteirinha de estudante

Voltou à discussão o tema da carteirinha do estudante. Tomara que cresça a pressão para ela ser extinta, essa anomalia bizarra.

É possível que os proponentes da lei lá em 1992 tenham pensado assim: "essa lei barateia o preço para os estudantes, facilitando-lhes o acesso a importantes atividades culturais, sem prejudicar os outros".

Faltou o básico de teoria econômica nesse raciocínio torto. Ora, se o preço antes da lei era X, e um grupo passa a ter direito à entrada por metade do preço, as casas de espetáculo e de cinema obviamente reagem aumentando o preço anunciado para compensar a lei, cobrando a partir de então algo como (1+x).X.

O pessoal com carteirinha paga menos mesmo:  (1+x).X/2 < X, mas quem não tem carteira paga mais:  (1+x).X - X = x.X > 0.

O que um grupo ganha, X - (1+x).X/2 = (1-x).X/2 multiplicado pela proporção desse grupo de estudantes, digamos y%, será exatamente o que o outro perde vezes seu tamanho proporcional na população, 1-y%. Essa conta é feita de modo ao ganho do cinema não se alterar (afinal seus custos não mudaram com a lei, a concorrência não mudou com a lei)

Igualando,  (1-x).X/2. y% = x.X.(1-y%), dá :

X/2. y% = x.(X.(1-y%)+X/2. y%)

x = (y%) / (1-0,5.y%)

Note que essa razão que dá em quanto cresce o preço para os não-estudantes cresce com y%, a proporção de estudantes na amostra. Quanto mais carteirinhas de estudante, mais os outros pagam.

Agora, quem são esses outros?? Já se perguntou isso, leitor? Muitos deles trabalhadores com renda familiar muitíssimo inferior a dos estudantes.

6 comentários:

  1. Mais didático que isso, é impossível.

    ResponderExcluir
  2. Cesg is smart, but he is as arrogant as FK.

    ResponderExcluir
  3. E ainda é inflacionária! E ainda querem culpar o Tombini por tudo!
    Dantas

    ResponderExcluir
  4. A lei foi proposta com o intuito também de incentivar o estudo... Esse mecanismo de incentivo, caso efetivo (desconfio que não), não está sendo captado pelo seu modelo...

    abs

    ResponderExcluir
  5. Solução jeitinhoísta para esse problema: http://www.ordemlivre.org/wp-content/uploads/IMAG0298.jpg

    ResponderExcluir
  6. Ao contrário do Dudu, eu sou favorável a que TODOS paguem meia, Hahahahaha
    Ate o Lula vai ter carteira de estudante

    ResponderExcluir