quinta-feira, 2 de maio de 2013

Extra, extra: Tanzi mostra o caminho para o Brasil

Fui ouvir o Vito Tanzi sobre a pergunta mais relevante em nosso campo: qual deve ser a participação do Estado na economia?

Tema oportuno nestes tempos em que o governo brasileiro está promovendo o que o Estadão chamou eufemisticametne de Gandaia Fiscal.

O Vito não sabe a resposta. Obviamente não dá para saber exatamente o limiar que define se um governo aumentou demais (o Rogoff ainda não calculou).

Ainda assim, a evidência mostra que (i) é difícil emagrecer e (ii) chega um momento em que claramente o tamanho passa da conta. A nossa política anticíclica que vale apenas quando as vacas são magras é uma perversidade conhecida.

Segundo o Prof. Tanzi, 15% ~ 20% do PIB são mais do que suficientes para dar conta das funções alocativas (provisão de bens puramente públicos, correção de externalidades, etc.). O resto é essencialmente distribuição.

Por mais desejável que seja uma sociedade mais igualitária, há evidência de sobra mostrando que as falhas de governo (corrupção, etc.) crescem acentuadamente com o tamanho do Estado e, a partir de um ponto, a pizza que se quer dividir para de crescer.

Será que o Brasil passou do ponto?

Perguntaram ao Tanzi se haveria uma receita de bolo; um caso bem sucedido de reforma para motivar os que estão no caminho errado. A resposta foi positiva: o caso da Suécia é um exemplo a ser seguido (vejam o relatório da Economist).

O governo do país nórdico - ainda gigantesco - encolheu quase 20 pontos percentuais, sem contar a revolução no campo de incentivos, por exemplo, o uso de vouchers para que os alunos usem em escolas privadas e uma margem boa de manobra para demitir funcionários incompetentes e que "valorizam o lazer".

Saí do seminário otimista com a constatação de que é só o Brasil seguir a Suécia e tudo estará resolvido.

Um comentário:

  1. If god said: "no smaller G/Y", but at the same time He implemented an administrative reform changing the governance and incentive structure within the public sector, I would be very glad already

    ResponderExcluir