quinta-feira, 30 de maio de 2013

As duas surpresas

PIB fraco, fraco, e Copom surpreendente.

A surpresa maior, pra mim, foi o Copom. Com o pibinho de 0,6% (minha expectativa era de 0,7%) eu estava certo de 0.25% pela noite, após o telefonema da chefe.

Errei.

Pergunto: o BC mudou sua função de reação? Aprendeu com o Copom passado, no qual ele derrubou o juro real e danificou ainda mais sua credibilidade?

Acho que eles não mudaram os parâmetros da função de reação, mas perceberam que a já diminuta reputação anti-inflacionária iria para zero se "amarelassem" por conta da atividade. Foi uma escolha correta, e eu aplaudo pela primeira vez esse BC.

Contanto, sigo com uma incomoda pulga atrás da orelha. Se eles não mudaram a função de reação e simplesmente foram de 50 pontos para evitar o caos reputacional, pergunto: o que vem pela frente?

O FK acha que eles revertem para 25 já na próxima e param, já tendo provado sua tempestividade esse mês...

Parece-me um belo cenário.

Um comentário: