terça-feira, 28 de maio de 2013

Coisas que li no Valor hoje

Primeiro, o Bresser falou que o crescimento do Brasil poderia ser 3 vezes o atual com câmbio a 2,80.
Quer dizer, poderíamos crescer perto de 8% com esse totó no câmbio nominal !! O que estamos esperando, gente ?? Como pode um cara ter a coragem de falar algo assim me espanta tremendamente...deveria ter uma lei para isso tipo de afronta à sociedade.

---------

Tem esse debate sobre a importância da poupança no crescimento. O FK, neoclássico puro, vai dizer que não importa, que ou tem choque de produtividade, ou não tem, e ponto. Acho que ele está mais certo que errado, mas eu gosto da tese do Aghion (Harvard) de que poupança doméstica importa se as instituições não são uma Brastemp. A ideia é que a co-participação da poupança doméstica no financiamento de projetos destinados a implementar tecnologia estrangeira aqui é importante pois ajuda a reduzir os riscos para o parceiro externo. O governo vai ser menos propenso a tungar um capital misto. O Aghion mostra numa regressão de painel que isso parece ocorrer nos Emergentes.

O que Samuel e Silvia estão enfatizando não parece ser isso. Não entendi direito o ponto deles lendo o jornal; mas pelas minhas conversas com o Samuel, acho que é o seguinte: no Brasil, choque de produtividade ou de preços relativos que elevam o PIB geram também aumento do gasto do governo (queda da poupança). Aí uma política monetária restritiva acaba sendo implementada para segurar a inflação e isso trava o investimento. Esse modelo fecha na minha cabeça. E como as instituições garantidoras dos direitos de propriedade dos investidores não são uma Brastemp, tem um limite mais apertado para a poupança externa financiar a arrancada do investimento. Mas aí, Samuel, acho que não daria pra caminhar pro modelo Australiano, certo? Especializar mais em commodities e extrativa, ótimo, acho que é o curso natural das coisas mesmo e o governo deveria parar de remar contra. Mas, conseguir rodar transações correntes a 4% do PIB não me parece que tenha a ver com isso, Samuca. Tem a ver com pararmos de ser tão market-unfriendly.

2 comentários:

  1. Post patrocinado pela Brastemp?

    ResponderExcluir
  2. É esse o artigo no qual vocês baseam esse post aqui?

    http://www.voxeu.org/article/public-and-private-saving-and-long-shadow-macroeconomic-shocks

    ResponderExcluir