domingo, 26 de maio de 2013

A ENTREVISTA DO BELLUZO

Na raiva e na depressão, a língua de nossa mãe se impõe a do nosso pai. Meu pai é inglês, minha mãe uma mulata brasileira. A entrevista do Belluzo me deixou enraivecido e deprimido ao mesmo tempo. E esse cavalheiro é o conselheiro-mor. Onde vamos parar?

1) Ele disse que a deterioração fiscal vigente NÃO gera um problema de demanda agregada relevante. Meu Deus, como pode um economista falar um absurdo desse? Ainda mais num momento crítico como o corrente.

2) Ele disse que a indústria está mal por conta do câmbio dos últimos 30 anos (não estou sacaneando, ele disse mesmo)!! Belluzo, você tem ideia do estado da infraestrutura brasileira, e da dificuldade que as empresas têm em embarcar um produto? Você já leu por aí o quão despreparado é o trabalhador médio brasileiro porque por décadas nossos governos negligenciaram o capital humano. Conhece um tal exame PISA que mostra onde se situam nossos alunos em matemática e linguagem? Sabe o tamanho da carga tributária e sua complexidade? E vem me dizer que o problema histórico nosso é a taxa de câmbio???

3) Belluzo, se você quisesse atacar o FHC1 pela extensão do período com câmbio semi-fixo, tudo bem. Mas desde 1999 o câmbio é flutuante. FLUTUANTE. Não tem governo apreciando-o artificialmente para manter inflação baixa. Aliás, seu governo montou uma fogueira inflacionária depreciando o câmbio artificialmente no ano passado. E a indústria, vale lembrar, não melhorou muito não

4) Ah, e sem câmbio fixo por um tempo, NENHUM país da história se livrou de inflação elevada. E de que cartola você tirou que 2,50 é o câmbio de equilíbrio? O que é, aliás, isso chamado câmbio de equilíbrio? É a taxa mágica que torna um número suficiente de empresas não-eficientes (em boa parte por conta de um governo incapaz de fornecer o mínimo de bens públicos necessários pra economia funcionar) rentáveis?

A única coisa certa que você disse foi que não há solução de curto prazo. Curioso, parece que o governo que voce aconselha pensa exatamente o contrário, cada vez mais bicando a demanda pra ver se consegue estourar o teto da meta no curto prazo. Fala pra Dilma abandonar esse viés anti-mercado campineiro que apenas afasta o investidor e/ou torna o investimento aqui mais caro (via risco). Assim vocês ajudarão os mais pobres também, pois o salário real médio depende do estoque de capital.

2 comentários:

  1. Esse Belluzzo é um dinossauro campineiro, jamais seria levado a sério em um governo competente.
    O problema é que ele foi professor da Presidente e, como todo "Unicamper", ela pensa que seus professores são gênios.

    ResponderExcluir
  2. Não é a toa que ele quebrou o Palmeiras !

    ResponderExcluir