segunda-feira, 13 de maio de 2013

Violência e maioridade penal

Fiquei feliz de ver o texto do Samuel pessoa nesse fim de semana na Folha, reclamando que todo mundo acha que tem bem de Giffen em todos os lugares, inclusive na questão da violência.

Eu vou dizer mais: estou puto com o ministro Cardoso e com o Alckmin. A reação dos dois à escalada da violência em SP tem sido lamentável. O Cardoso disse, comentando a discussão sobre maioridade penal: "o problema é complexo". A gente não te paga pra isso, ministro, pra falar o óbvio. Tenha dó. Todo mundo sabe que é um tema complexo, mas qual conjunto de reformas institucionais você apresentou à sociedade para melhorar o problema? Gostaria de poder te mandar embora. O Geraldo foi patético. Irritado com as críticas, ele aconselhou os paulistanos olharem os dados de violência em outros lugares. Disse isso em tom meio irônico "tá descontente, vai pro Recife". Alckmim, ridícula sua atitude, infantil!

Eu defendo a redução da maioridade penal, para 16 anos. Sei que não é silver bullet, mas é um passo na direção correta. Aumenta o custo para o infrator menor de 18 anos, e deve portanto reduzir a criminalidade nessa faixa. O Cardoso disse que é ruim, pois "as cadeias são escolas de bandidagem". Resposta idiota essa. As ruas onde eles estão são o quê, ministro?? Deixa de ser politicamente correto e pense com mais cuidado no que você fala.

Tem muito recrutamento de adolescente para o crime em parte porque os bandidos mais velhos sabem que o custo para o menor criminoso que é pego é baixíssimo; então para ele fica barato contratar essa mão-de-obra específica, pois a ausência de penalidade torna a "participation constraint" do menor mais fácil de ser satisfeita pelo bandidão.

E tem que parar de soltar bandido no Natal e dia das mães. E tem que expandir o sistema penitenciário. E nada de celular na mão de bandido, cacete. E tem que unificar a inteligência da polícia.

Autoridades, aumentem os custos de se cometer um crime!

7 comentários:

  1. Excelente.
    Vamos tirar a discussão sobre criminalidade das mãos dos advogados criminalistas, que têm evidentes e graves conflitos de interesse com este assunto.
    É para isto que servem os economistas: para esfregar este tipo de verdade incômoda na cara dos políticos.

    ResponderExcluir
  2. Dudu para ministro da Justiça! Acorda, Dilma!

    ResponderExcluir
  3. Só que aí eu acho que a demanda por jovens menores de 16 anos pelos chefes do tráfico vai aumentar. Eu acho melhor deixar em 18 anos mesmo, daí se o menor cometer um crime grave cabe ao juiz decidir se ele deve ou não ser tratado como adulto, mesmo que ele tenha 13 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então, eu tinha pensado nisso, mas acho que o efeito é pequeno, pois tem uma questão "tecnológica" aí. o rapaz maior de 16 anos tem mais força e habilidade pra cometer crimes violentos, então o moleque de 13 não é um "substituto perfeito" não.

      Excluir
  4. "Cardoso disse que é ruim, pois "as cadeias são escolas de bandidagem". "

    f0d@, né... e o ministério da justiça não tem nada a ver com tal estado das coisas?

    de resto é isso aí: crime e castigo.

    ResponderExcluir
  5. Dane-se o que as pessoas "acham" sobre o efeito de reduzir a maioridade penal. Precisa colocar ciência nesse debate. O que ela diz sobre isso? Reduzir maioridade penal tem um "deterent effect"? Incarcerar adolescentes tem efeito "educativo" ou é apenas punição retributiva? Se sim, a que custo?

    ResponderExcluir
  6. Meus caros,
    Se fosse simplesmente baixar a maioridade penal, por que o Gabão e Honduras continuariam com maioridade penal aos 18 anos? Por que são burros? Por que não são países sérios? Estes posts são muito simplistas para um assunto tão sério e polêmico.
    Saudações

    ResponderExcluir