quinta-feira, 4 de abril de 2013

O ECONOMISTA DARWIN DIB ESTÁ EQUIVOCADO


o economista darwin dib disse em recente artigo com sucesso midiático que a inflação é de oferta no brasil, que portanto o BC está correto em não reagir. isso está errado, por favor avisem seus amigos, todos vocês, essas ideias são perigosas para o brasil. e o economista darwin diz que a sua não é uma proposição heterodoxa!!!
bem, houve um choque de alimentos nos EUA no fim do primeiro semestre de 2012 que fez a inflação de alimentos acelerar, é a mais pura verdade. mas o que o bc aqui deveria ter feito?? elevado um pouco o juros e deixado câmbio absorver o choque! mas não, ele moveu essas duas variáveis na direção oposta, transformando um choque de oferta em inflação de demanda. se não fosse inflação de demanda, não teriam subido tanto os núcleos e a difusão, senhor dib!
o senhor darwin também diz que não dá pra chamar de inflação de demanda porque o pib subiu apenas 1%, então haveria folga na economia, hiato do produto negativo, etc, bla, bla. ISSO TAMBÉM ESTÁ ERRADO. os mercados de fatores estão pressionados, até o nuci subiu de novo, meu deus. e mercado de trabalho nem se fala....como assim tem slack na economia, senhor dib? qual mercado de fatores está folgado?? tanto não tem que o que ocorreu aqui foi uma redução expressiva da balança comercial, com as importações subindo para satisfazer a fúria da demanda interna. isso tudo, principalmente, ao longo do segundo semestre.
façam uma corrente contra a heterodoxia, passem esse post para um amigo, familiar, até mesmo para seus inimigos.

7 comentários:

  1. Você já passou o post para o pessoal do governo?

    Pensando bem, acho que seria meio inútil...

    ResponderExcluir
  2. Vai ser publicado na íntegra no Face.

    E X, como anda o Mandarim?

    Não se esqueça de ir para o BC quando acabar.

    ResponderExcluir
  3. Ô amigão,

    Cê tá certo! Mas tem eleição ano que vem... Até lá, num tem 2 + 2 que dê 4, se 4 representar milhões de votos a menos (dos que vierem a perder o emprego; dos que, açulados pela mídia, verão a casa caindo; dos que se tornarão inadimplentes pelo jurão do cheque especial; dos que...)
    Pode ser que tirem o ministro e deixem o câmbio vir a 1,50. Tem 400 bi no colchão, que se pode usar. Mas, e a Fiesp?
    Cê tem uma sugestão de fazer dar "4", sem quebrar o ovos?
    Abração.

    ResponderExcluir
  4. Fácil. Basta mudar a meta para 6.5% com uma banda de 3 pontos percentuais. Culpa da guerra cambial e da Coreia do Norte.

    ResponderExcluir
  5. Ele pode não ser heterodoxo, mas tem algumas características comuns a maioria deles. Tem dificuldades de compreensão, estuda pouco e expressa sua ignorância sem pudor e com firmeza.

    ResponderExcluir
  6. Prezado economista x, discordo da sua análise. O fator trabalho no BC está evidentemente ocioso, principalmente agora que a inflação se tornou oficialmente responsabilidade da fazenda. Creio que a saída adequada é uma forte depreciação cambial.

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo, a argumentação de Dib é muito mais criteriosa e bem fundamentada do que o post do Blog. A sugestão de uma campanha desesperada contra uma suposta heterodoxia esvazia qualquer tentativa de debate sério de ideias.

    ResponderExcluir