quarta-feira, 10 de abril de 2013

"Capisce" o "capite", signor Dib?

O senhor Dib escreveu um texto com o título "É A OFERTA, ESTÚPIDO".
Através de um dos três porquinhos chegou-me a informação de que o objetivo do senhor Dib era me ofender pessoalmente com esse texto. Pode ser especulação de gente intrigueira, mas a certa altura do texto -- uma verdadeira peça de redação digna de uma Piauí -- o senhor Dib larga um "capisce?". Foi a essa altura que mesmo não querendo tive que crer na tese da agressão pessoal, pois estivesse ele querendo retoricamente se comunicar com seus leitores, o mais correto teria sido a forma "capite?" (vocês entendem?). Não sei se o senhor Dib ama a língua italiana como eu, mas de todo modo fiquei com uma pulga atrás da orelha. Antes de prosseguir: senhor Dib, não tenho nada pessoal contra o senhor (critico outros economistas que se equivocam também, como os conselheiros belluzo e delfim). Meu papel é apenas defender a indefesa sociedade de ideias e teses erradas. O senhor errou ao argumentar que a Selic não deve subir, e eu obviamente não pude deixar passar em branco. Foi só isso, essa é a minha sina, sou uma espécie de batman da economia. Não desrespeito os outros no plano pessoal. Porém, não gosto de ser chamado de ESTÚPIDO.

Sobre o "É A OFERTA, ESTÚPIDO":

1- está escrito que a economia não pode estar em pleno emprego porque o PIB só cresceu .9% ano passado. Bom, se 5% não é pleno emprego para uma economia com um mercado de trabalho meio rígido como a nossa, qual seria essa taxa? 3%? Somos então o país com menor desemprego estrutural do planeta!!! Senhor Dib e leitores, estudem a literatura sobre desemprego estrutural, comprem o livro do Pissarides, prêmio Nobel, é muito bom.

2 - está escrito mais ou menos assim: com o setor de serviços crescendo apenas 1,7% em 2012, não é possível ter inflação de demanda. Não? A inflação foi causada pelo vento então? Ah, não, deve ter sido a soja...é isso, foi a soja que pressionou os serviços.

3 - senhor dib, o senhor acredita em hiato do produto HP? e em papai noel também?

4 - o texto sugere que não há pressão de demanda na economia e vaticina que o BC não vai/não deve subir a Selic...senhor Dib, o senhor sabe que isso implica dizer que o juro real atual não é inferior ao juro neutro? O senhor fez esse singelo link? Seu juro neutro é menor que 2%, senhor Dib? Se sim, o senhor é a pessoa mais otimista que existe (vejam que eu escrevi otimista, não ESTÚPIDA)

Mi pare che Lei non capisca nulla, signor. Perché non prova fare lo scrittore?

É mesmo difícil aceitar que se está errado publicamente, ainda mais no meio dos economistas. Entendo que seja constrangedor para o senhor Dib ver sua tese heterodoxa naufragar. Mas não posso fugir ao meu destino, que é proteger o Brasil nesse debate, custe o que custar.

8 comentários:

  1. Economista X 2 x 0 Darwin Dib, que venha o próximo vilão!

    ResponderExcluir
  2. Lamentável ver o cara apanhar tão feio. Economista X, vc é mau como o pica-pau, rs. Buenas, o cara pediu. Anonimo.

    ResponderExcluir
  3. Xi-is, Xi-is, Xi-is !!!!

    ResponderExcluir
  4. A Dilma anunciou na Folha o vencedor: X!
    Maradona

    ResponderExcluir
  5. E eu achando que fosse o unico que le as bobagens do Dib...

    ResponderExcluir
  6. "(...) sou uma espécie de batman da economia (...)"

    Economista X, o senhor é um fanfarrão!

    ResponderExcluir
  7. Vendas no varejo caíram, reforçando que vivenciamos um choque de oferta. A contenda não acabou!
    Dantas

    ResponderExcluir
  8. Meus caros,
    Depois de ler este post, só uma dúvida me assalta. Se o X é o Batman, qual dos três porquinhos é o Robin? Quem é o "menino prodígio" que "luta de espadas contra o crime" na calada da noite com o X? Este me parece ser o X da questão.
    Saudações
    PS: É óbvio que é um problema de oferta!!!!! É um problema de oferta de cérebros!!!!!

    ResponderExcluir