quarta-feira, 10 de abril de 2013

Em vez de repassar, aumento de margem


Não me lembro se foi o Belluzo ou o X que me ensinou. Se houver queda de imposto o preço final do bem vai acabar caindo, qualquer que seja o nível de competição de mercado. Pense numa condição de Lerner, que relaciona preço, custo marginal e elasticidade. Se a elasticidade for constante (ainda que baixa), uma queda no custo marginal (imposto) causa uma queda de igual magnitude (percentual no preço). Não tem essa história que vai implicar em aumento de margem para sempre.
Mas o Pakes (não o Márcio, o Ariel) me ensinou que elasticidade sobe com o preço. Com a queda de impostos (e dos preços) a elasticidade fica menor, aumento os incentivos para o repasse. Ou seja, a queda do preço final será maior que a queda no imposto.

5 comentários:

  1. Interessante, mas o Alex disse no blog dele que afirmou que a queda nos preços e mais ou menos contrabalançada pelo aumento da demanda e logo dos preços, a depender das elasticidades. Difícil entender, mas vc supõe então um deslocamento da oferta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde esta esse negocio do Alex?
      Sim, deslocamento de oferta.

      Excluir
    2. "O foie gras nosso de cada dia" aqui: http://maovisivel.blogspot.com.br/2013/03/o-foie-gras-nosso-de-cada-dia.html

      Excluir
  2. Esta bonitinho, minha netinha adorou seu site, já eu, com uma vista compatível com minha idade, tenho muita dificuldade de ler.

    ResponderExcluir