quarta-feira, 10 de abril de 2013

O BELLUZO FALOU UMA COISA ERRADA

No Estadão de hoje, o conselheiro Belluzo argumenta que a inflação esta alta no Brasil porque a economia esta passando por uma mudança de preços relativos. Isso esta ERRADO. Uma mudança de preços relativos implica que os preços dos serviços precisam crescer, digamos, dois pontos percentuais a mais que os outros preços na economia, para que haja um redirecionamento de fatores de produçao para la. Mas isso pode se dar com varias combinações, como 2% e 4%, 3% e 5%, 6% e 8%, cosi via. 

Senhor Belluzo, isso nao justifica inflação alta porque o que importa para mudança de alocação de recurso eh apenas a diferença. pescou?


Caso o conselheiro nao seja um leitor assíduo desse importante blog, alguém poderia dar um forward desse post para ele? Muito obrigado.

5 comentários:

  1. Vou tentar, mas já sabemos no que vai dar.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao economista x pela iniciativa de confrontar os dinossauros da profissão. É uma pena que esse blog ainda não tenha visibilidade o suficiente para pautar o debate econômico nos principais jornais e revistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega,

      Então vamos divulgar o blog mais ainda, em debates nas tais redes sociais e tudo mais hehehehe

      Abs

      Excluir
  3. Parabéns pela análise lúcida da questão. E mais parabéns pela forma tranquila e equilibrada como a expõe. Bem diferente de outros (que têm sido chamados até de "pitbulls"), cujo evidente rancor empobrecem seus argumentos.

    ResponderExcluir
  4. Depreciação cambial nominal once-for-all gera mudança de preço relativo (tradable/nontradable). E isso é captado como alta da inflação pelos índices de preços, ao menos em um primeiro momento. Acho que é a esse fenômeno ao qual o conselheiro palmeirense do Dilmão está se referindo...

    ResponderExcluir