terça-feira, 23 de abril de 2013

Perguntas aos professores titulares

Como consultor tenho inveja de quem domina os DSGE.

A abundância de choques e parâmetros arbitrários desses modelos permitem ao usuário explicar com senhoridade qualquer fenômeno observado.

Pergunta 1: vocês realmente entendem melhor o mundo com essa tranqueira?

Pergunta 2: qual o choque do SAMBA que está explicando o desempenho do meu querido Palmeiras?

9 comentários:

  1. oi celso
    olha, na europa por ex importa muito o choque de mark-up dos preços! que tal, hein?
    nos EUA a rigidez relevante parece ser a de salario nominal.
    duro eh como ela eh inserida no modelo...as pessoas todas tem labor-specific skills e uma agencia negocia por elas com as empresas. aí gera um wedge no mercado de trabalho. porque os salários nominais são fixos via calvo pricing e porque tem o wedge, choques de politica monetária funcionam...quer saber o que eh um choque de politica monetária? você vai ficar chocado...não eh bc subindo juros, eh o resíduo da Taylor, isso mesmo, o resíduo
    ah, sim, e pra facilitar na identificação, tem que meter uma porrada de choque nas equações de erro de medida do Kalman...
    divertido?
    eu acho que as versões "menores", como Christiano Eichenbaun e Evans são menos sujas do que Smets and Wouters, e portanto tem sua utilidade sim
    o palmeiras ninguém explica ainda, mas dizem que o BC esta construindo um dsge maior ainda que o SAMBA, que já tem 88 equações. talvez esse explique o Verdao

    ResponderExcluir
  2. Srs,

    No fundo, os modelos DSGE nada mais são do que os tradicionais VARs, mas que utilizam restrições diferentes das do Choleski para identificar os choques estruturais. O legal deles é que o poder de previsão deles é tão bom como o dos VARs bayesianos (que são os melhores modelos de previsão macro para médio prazo, ainda que acertem tanto quanto a moça da previsão do tempo), com uma pitada de teoria econômica (restrições baseadas em agentes otimizadores).

    A situação atual do Palmeiras pode ser mais bem explicada pelos modelos do departamento de economia da Unicamp, tendo em vista a bem sucedida gestão Beluzzo! Acredito que seja uma boa proxy do que esperar para a economia brasileira...

    Abs,

    FG

    ResponderExcluir
  3. A abundância de choques permite fitar dados com perfeição, o que significa descrever bem, não necessariamente explicar bem, o que acontece na economia. Os modelos DSGE ajudam a pensar e obrigam o economista a sair do castelo, explicar mercados de dois lados e efeitos secundários. Ou seja, DSGEs afastam os economistas do blá esquizofrênico e obrigam a descrever as coisas de forma organizada. 90% do que se ouve no Brasil é facilmente desconstituído por uma análise crítica de equilíbrio geral.

    ResponderExcluir
  4. Celso, you are a fagot...

    Genta is right about the var-comparison, but let me tell you this: it is a hell of a big VAR, my old foe. And not every relation there is identified, dear Genta, you forgot to tell Celso that. What is the wage mark-up shock, young man? I can write you two models consistent with that reduced form and with totally different policy implications. And the inertia in the calvo intermediate prices, boy? That shit comes from where? Go read Bils and Klenow and get sober! Micro evidence is at ods with Smets and Wouters! You know what, Genta, you are a fagot, just like CT, CESG and FK. Yeh, that´s what you are.
    Antoninho, I am getting tired...help me out with these fags

    ResponderExcluir
  5. Deixe-me ver se entendi: a jogada é equilíbrio geral, identificar choques de forma arbitrária (ou, para não ficar feio, respeitando alguma teoria), explicar bem o que aconteceu no passado e prever tão bem como o homem do tempo. Beleza. Minha planilhona de excel faz tudo isso. Vou começar a falar que uso um modelo DSGE. Com relação ao Palmeiras, concordo que o modelo da Unicamp foi um desastre.

    ResponderExcluir
  6. Alguém aí leu Nassim Taleb, Mlodinow e Kahneman? Eles têm uma ideia muito boa acerca de teoria da decisão, econométrica de resultados e previsões furadas. Boa leitura!

    ResponderExcluir
  7. Jesus Christ, of course we all read that, Anonimo. Oh, sorry, FK hasnt. He is a neoclassical fagot, he is prejudiced against everything non-rbc.

    ResponderExcluir
  8. Alguém ficou dado em pré baseado nesses modelos? Alguém está tomado em pré baseado nos modelos? Alguém pode prever o que acontecerá com o Real, inflação e juro se as commodities caírem forte? E se final de 2014 os juros internacionais subirem? Como modelar a capacidade de intervir do governo brasileiro? Se o BC está louco e o fiscal tem restrições quando se dará a explosão e viraremos argentina? Alguém previu os quatro que o Barça tomou? Poorra, francês é duro! Inside joke de boiola?
    Dantas

    ResponderExcluir
  9. Vamos parar com o francês. Tô achando que esse blog está ficando uma zorra.

    ResponderExcluir