terça-feira, 2 de abril de 2013

AlexandreS

Dilma,

A vida é feita de tradeoffs, escolhas. Almoços grátis são raros, Dilma.
Para segurar um pouco essa inflação, precisa esfriar a demanda, Dilma, não tem jeito não. Cortes de impostos aliviam a inflação no curto prazo, mas ao aumentarem o déficit fiscal, pioram a inflação no médio prazo. O Schwartsman está correto Dilma, precisa subir os juros, em uns 300 pontos. Deixa o Tombini livre para agir Dilma, pois a confiança no BC está indo pro saco. Isso tem um preço altíssimo: ao enraizar expectativas de inflação mais altas, fica mais custoso reduzir a inflação depois. Os juros terão que subir mais ainda no futuro se você não agir logo. Esquece esse papo de choque de oferta. Houve, mas foi no começo do ano passado, não dá pra usar esse argumento mais. Nos outros países a inflação de alimentos está fraquinha, fraquinha. Foi a sua política cambial do segundo semestre que acelerou a inflação das commodities aqui, em reais. Foi o erro do governo, presidente, não o choque de oferta nos EUA, que nos legou essa inflação na casa dos 6,5%.

Presidente, aja logo, ainda é tempo. Liga pro Alexandre. Se quiser, liga pros dois Alexandres.

9 comentários:

  1. Ok, mas é uma questão de visão de mundo, não? Eles não vêem assim e ponto final. Inflação é choque de alimentos + pressão estrutural com melhor distribuição de renda. E juros não tem efeito sobre nada disso, logo política monetária é neutra para a inflação no Brasil ... Antes que você casse meu diploma, não acredito em nada disso não!

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras! Mas, ao mesmo tempo, perdidas naquela coisa horrorosa conhecida como palácio. A lógica na morada do Leviatã é out/14, para isso, até a ressurreição dos fiscais do sarney é válido. Depois...

    ResponderExcluir
  3. É melhor ligar para o Schwartsman e avisar para a Thinker Bell do Tombini assim: "Diga a ele que pegue seu boné e se mande".

    E Cristiano as evdidências empiricas mostram o contrário. ou seja, A POLÍTICA MONETÁRIA É A MAIS EFICIENTE PARA REDUZIR OS JUROS.

    Deixe de ser babaovo(ainda tem hífen? Bom vc que é um babão deve saber).

    Mas é direito seu não acreditar em nada disso, mas seja homem e prove o contrário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de pesquisar no dicionário, a palavra tem sim o híhen.

      BABA-OVO!

      Excluir
  4. Os conselhos são válidos. Só que estão no tempo errado. O carro do governo já está em 2014 e os avisos e conselhos estão ainda no início do terceiro mês de 2013.
    Ainda dará tempo do governo daqui aconselhar o BCE, o FMI e a UE a resolverem a crise "crescendo".
    Ou seja, na economia do governo brasileiro, injetar liquidez no sistema dos países mais problemáticos.
    Isso enquanto aqui, até 2014, os resultados da produção (PIB) já estarão de forma antecipada superados pela inflação.
    Assim, a presidente não vai escutar, o Chefe do BC vai ficar e o Chefe da Fazenda também vai ficar.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que não tem mais volta, a Dilma substituiu o tripé tradicional pelo tripé do João Santana: juros, energia e cesta básica. E ai do candidato que criticar isso, vão dizer que é machista e da elite porque discorda da primeira mulher a ser presidente que sucedeu um metalúrgico. Não tem jeito, o Brasil está destinado a ser uma Argentina, a era FHC-Lula (o segundo com algumas ressalvas) foi exceção.

    ResponderExcluir
  6. O CESG EH INGENUO, ACHA QUE O GOVERNO AINDA TEM JEITO. NÃO TEM, CESG, O DNA EH DESENVOLVIMENTISTA ANOS 40, ACHAM QUE SELIC BAIXA EH TUDO QUE PRECISA PARA PAIS CRESCER. NUNCA LERAM A LITERATURA DE DEVELOPMENT MODERNA, ENFATIZANDO O LADO DA OFERTA.

    APOSTO QUE A INFLAÇÃO EM 2014 ROMPE O TETO DA META

    PS. AOS MEUS FÃS, ESTOU AQUI NUMA PROVÍNCIA CHINESA, ESTUDANDO MANDARIM

    ResponderExcluir
  7. Pô X, Mandarim?

    Mas assim que acabar arrume as malas e desce pro Bacen.

    Flw

    ResponderExcluir