quarta-feira, 4 de abril de 2012

Tamanho da Corcova


Em post anterior argumentei que a ideia de que corte de gastos é contraproducente é balela. O Laurêncio Summers, que sempre visita O Consciência, e ficou chateado com o fato do CESG chamá-lo de Lorenço, disse que meu argumento está correto. A única diferença dele comigo é que o tamanho da corcova, aquela fase em que o PIB cai devido ao corte de gastos, é muito longa e profunda.

Vou tentar trabalhar um pouco nisso. Mas sei que cai invariavelmente nas questões de magnitude do multiplicador keynesiano, que supostamente está grande, devido a impossibilidade de reação da política monetária.

Em minha opinião, que é a correta, apesar do juros curtos estarem em zero, o fato do juro longo poder se mexer faz com que o multiplicador seja baixo como sempre, algo em torno de 0,7. Em termos temporais há pouca discordância: o impacto do corte de gasto sobre o PIB ocorre instantaneamente, no mesmo trimestre.

Meio besta. Acho mais interessante fazer um estudo de caso com o Reino Unido, que está avançado nesse processo de ajuste fiscal, e está pastando. Volto depois com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário