quarta-feira, 18 de abril de 2012

Introdução à Economia, primeiro troféu AE

Vou fazer o seguinte: sempre que eu ler nos jornais evidência de alguma imbecilidade econômica que possa servir de exemplo para meus alunos de Introdução, eu vou tentar postar aqui a tal imbecilidade e nomear o recebedor do troféu

Primeiro Troféu A.E (Analfabetismo Economico) vai para Cristina Kirchner !!!!

Eu ensino no curso de Introdução que a estratégia de alguns governos de fixar um dado preço abaixo do seu valor de mercado para ajudar o pobre a consumir mais nunca funciona. A razão é simples: com preços artificialmente baixos os produtores (não podemos esquecer deles, não é?) reduzem a oferta e aí, ao invés de ter mais, vai ter menos do produto disponível para consumo. Na Argentina, a nova Eva Peron congelou o preço dos combustíveis e advinhem o que aconteceu? A Repsol (e outras empresas) reduziram seus investimentos. Aí a Eva ficou brava e expropriou os caras ! É quase inacreditável.

6 comentários:

  1. Se o produtor for o governo, meu caro FG, dá: misallocation, deficit publico, só coisa boa.

    ResponderExcluir
  2. Argentino deve ser, na media, o bicho mais burro do mundo.

    ResponderExcluir
  3. Basta ler os artigos do Amir Khair no Estadão. Não faltarão evidências de imbecilidades econômicas. Lembro certa vez de ter lido em um deles que o maior antídoto contra a inflação é a própria inflação!!!

    ResponderExcluir
  4. Só não entendi o "É quase inacreditável".

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo Marcelo Lojudice sugeriu que o premio se chame "Premio Cristina Kirchner de Analfabetismo Economico" em homenagem à Eva, fundadora da ideia e imbecil-mor imbativel.

    Premio CKAE...vou pensar

    ResponderExcluir