Vou fazer o seguinte: sempre que eu ler nos jornais evidência de alguma imbecilidade econômica que possa servir de exemplo para meus alunos de Introdução, eu vou tentar postar aqui a tal imbecilidade e nomear o recebedor do troféu
Primeiro Troféu A.E (Analfabetismo Economico) vai para Cristina Kirchner !!!!
Eu ensino no curso de Introdução que a estratégia de alguns governos de fixar um dado preço abaixo do seu valor de mercado para ajudar o pobre a consumir mais nunca funciona. A razão é simples: com preços artificialmente baixos os produtores (não podemos esquecer deles, não é?) reduzem a oferta e aí, ao invés de ter mais, vai ter menos do produto disponível para consumo. Na Argentina, a nova Eva Peron congelou o preço dos combustíveis e advinhem o que aconteceu? A Repsol (e outras empresas) reduziram seus investimentos. Aí a Eva ficou brava e expropriou os caras ! É quase inacreditável.
E se o produtor for o governo?
ResponderExcluirSe o produtor for o governo, meu caro FG, dá: misallocation, deficit publico, só coisa boa.
ResponderExcluirArgentino deve ser, na media, o bicho mais burro do mundo.
ResponderExcluirBasta ler os artigos do Amir Khair no Estadão. Não faltarão evidências de imbecilidades econômicas. Lembro certa vez de ter lido em um deles que o maior antídoto contra a inflação é a própria inflação!!!
ResponderExcluirSó não entendi o "É quase inacreditável".
ResponderExcluirMeu amigo Marcelo Lojudice sugeriu que o premio se chame "Premio Cristina Kirchner de Analfabetismo Economico" em homenagem à Eva, fundadora da ideia e imbecil-mor imbativel.
ResponderExcluirPremio CKAE...vou pensar