terça-feira, 24 de abril de 2012

Crédito e Comércio


A ideia é ver como está se comportando o crédito através da comparação entre os diferentes setores do varejo. Na figura, as séries de volume (dessazonalizadas) de três setores supostamente influenciados pelo crédito (veículos, móveis, materiais de construção), divididos pelo volume total do comércio.

Hmm, muito difícil de ver qualquer coisa. Com muita imaginação vemos que os veículos deram uma parada no fim de 2010, com as macroprudenciais, e nunca voltaram a crescer. Os móveis e eletrodomésticos nunca sentiram nada, talvez devido aos estímulos devido ao corte do IPI. E materiais de construção, que apanharam em 2011, estão bombando.

Hmm de novo. Continuo sem saber o que está acontecendo com o crédito agora.


Um comentário:

  1. Fabinho,
    Do lado automotivo, que é quem paga meu pão no fim do mês, tenho duas observações.
    O mercado de caminhões foi prejudicado por uma péssima implementação de nova legislação que encareceu os produtos 2012. Muita gente antecipou as compras e a previsão é de queda de 15-30%, recuperação talvez só no segundo semestre.
    Do lado dos veículos leves, vou repetir o Sérgio Habib que conhece o outro lado do balcão - nosso mercado depende do tamanho da prestação. Apesar dos esforços recentes de redução de juros, desapareceram os financiamentos de 60 meses. Ele jura que o mercado de leves não cresce em 2012.

    PS. Parabéns pela matéria no Valor, fácil de digerir até pra esse engenheiro aqui. Já o blog, preciso meter gagá ou assistir umas aulas suas pra entender as piadas....mas continuo voltando.

    ResponderExcluir