quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sorriso Colgate

Uma das tarefas difíceis de quem trabalha como consultor é explicar as vantagens de se usar um modelo para públicos de outras áreas. É comum, por exemplo, ouvir que a melhor forma de se prever o desempenho de um setor é confiar no "feeling" de quem está em contato com o mercado. Como o Madeira ensinou, a única pessoa que ganha dinheiro de verdade com feeling é o Morris Albert.


Não é fácil convencer um cidadão que trabalhou com soja a vida inteira de que, no final do dia, o mercado de soja tem mais semelhanças do que diferenças em relação a, digamos, o mercado de motocicletas. Usar um modelo para retirar da análise o que é comum a todos os setores (sensibilidades a preços, atividade econômica, etc.) limita de forma interessante o escopo para as análises mais qualitativas, baseadas em feeling - que certamente são úteis.


O estudioso Marcos Laes acaba de mandar este link que pode tornar esta explicação mais fácil no futuro. Não é possível conhecer detalhes a partir da matéria do Mail Online, mas a jovem de 18 anos Florence Colgate foi considerada a moça de rosto mais belo do Reino Unido, desbancando 8 mil candidatas. O detalhe interessante é que a Srta. Colgate  foi escolhida por um algoritmo matemático que selecionou o rosto (não submetido a plásticas, sem maquiagem e demais artifícios) com "proporções ideais" de acordo com critérios internacionalmente aceitos.


É inegável que a Srta. Colgate é bonita. Mas, como se sabe, a beleza verdadeira está no olho de quem vê. Uma das maiores vantagens de um modelo matemático é separar claramente uma discussão que envolve aspectos qualitativos nas etapas de (i) validação do modelo, (ii) validação das premissas e (iii) análise dos resultados.


PS: por falar em beleza, o Dudu resolveu dar um tapa no layout d'O Consciência. Ele é um grande economista.

5 comentários:

  1. Normalmente quem critica modelos não sabe mexer com eles....já diz muito sobre a critica...claro, há exceções.

    Eu sou um grande designer de Blogs. O Consciencia está bem mais agradável agora.

    ResponderExcluir
  2. Meu modelo selecionou a cor ideal para o blog

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Podemos aproveitar o meu último post, o design do FK e o conhecimento do Dudu para dar uma pegada NOVA. O que acham?

    ResponderExcluir
  5. Complicou. Se for por questões de cotas, deveriam ter apresentado outras opções de beleza...hehehehe...
    Isso para corrigir mazelas antigas etc. etc.
    Mas a modelo é bonita sim.

    ResponderExcluir