segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cultura e Globalização

Eu estou lendo um livro do Tyler Cowen sobre esse tema.

A pergunta central é: a globalização homogeiniza tudo e, nessa dimensão, deixa o mundo mais desinteressante? Todo mundo toma coca-cola em todos os quinhões do globo, e aquela bebida típica que nossos antepassados faziam, ah, essa sumiu....

Em linhas gerais essa é a essência do argumento cético.

De fato, deve ter um pouco disso mesmo acontecendo nesse mundo mais global. Mas por outro lado, a maioria dos movimentos culturais que se tornaram característicos de certas regiões nos últimos 60 anos se beneficiaram -- e muito -- de influências culturais de alhures, fundindo-se com essas num caldo miscigenado que deu origens a novas e diversas tendências. Isso não teria ocorrido num ambiente de isolamento cultural que preservasse as raízes locais. Na música isso é claro e óbvio.

E por que se a diversidade cultural entre lugares diferentes, em um mesmo momento do tempo, é algo que os céticos da globalização valorizam, a diversidade cultural num mesmo local ao longo do tempo (que ocorre dinamicamente como resultado desse "comércio internacional"), essa fruto da globalização, não o seria??

Mais importante na minha opinião é outro aspecto que o Tyler Cowen enfatiza. Suponha que de fato estejamos num mundo mais homogêneo, no qual a diversidade na cross-section seja menor. Essa menor "diversidade objetiva" se traduz em menor "diversidade concreta", experimentada pela sociedade? NÃO ! Em um mundo onde cada um mora na sua aldeia, teremos aldeias culturalmente bem diversas, mas ninguém usufruirá dessa diversidade objetiva. A globalização seguramente impulsionou, e muito, a diversidade concreta a que as pessoas têm acesso, mesmo que em parte isso tenha ocorrido às custas de uma menor diversidade objetiva.

Definitivamente, em Economia não há almoço grátis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário