quarta-feira, 11 de abril de 2012

O Crescimento está maior, mas a eficiência nem tanto


Tenho tido que fazer uns chutes para o longo prazo para garantir a sobrevivência. Infelizmente não sou um mago dos mercados financeiros como o FK.

O primeiro passo é retirar do PIB a contribuição da demografia e do acúmulo de capital para chegar a uma medida da eficiência com que o país combina estes insumos para produzir – a Produtividade Total dos Fatores (PTF).

O FK me ensinou a pegar a PTF e retirar dela dois componentes adicionais: (i) a contribuição do capital humano, medido pelos anos de escolaridade, e (ii) as distorções observadas no preço do capital. 

(usando a metodologia de uns caras que publicaram um texto na American Economic Review e que ele sempre cita para dar credibilidade aos exercícios). 

Retirando estas duas influências de natureza mais objetiva, resta o que pode ser considerada uma medida indireta da eficiência da economia, provavelmente ligada a aspectos mais qualitativos que, normalmente, vemos em análises que tratam de “ambiente de negócios”, “instituições”, "governança" e etc.

A figura mostra uma comparação entre os resíduos ("eficiência") do Brasil e dos EUA. 

 

No início dos tempos, nossa eficiência gravitava em torno de 60% da americana. Com o Milagre, chegamos a ser equivalentes - no final dos anos 70, por exemplo, se a nossa escolaridade e preço do capital fossem iguais aos dos EUA, a renda per capita também seria igual. 

A chacoalhada dos anos 80 (choque do petróleo, Paul Volcker, quebra do México) fez a inflação disparar e a eficiência despencar.

Após a flutuação cambial, em 1999, que consolidou a estabilização, a eficiência voltou a descrever uma tendência de elevação suave – talvez por conta dos dividendos de todas as reformas econômicas feitas a partir de 1994. 

Mais recentemente, no entanto, essa trajetória de melhora murchou, talvez porque o esforço de reformas tenha também murchado. Ou não.

Um comentário:

  1. "Ou não" o cacetete. Essa metodologia é completamente impermeável a críticas

    ResponderExcluir