quinta-feira, 5 de abril de 2012

It’s the credit, stupid!


Deixe-me aproveitar o bom humor com o preço do vestuário, com o fechamento do Pré, com o fato de eu mais uma vez ter acertado por razões aleatórias, para responder alguns comentários.

A projeção de inflação de 2013 com o CHORINHO (meu sensacional modelo DSGE, não há artigo disponível para leitura, a melhor referência para quem está aprendendo é a do próprio Samba, no trabalho para discussão do BC, onde implicitamente aparece o custo marginal) depende muito da hipótese sobre o crédito. Claro que também depende do dólar, commodities, política fiscal e monetária. Mas é na hipótese do crédito que estou gastando todo meu tutano.

Um dia desses eu rodei uma regressão sensacional entre o crescimento nominal do crédito e seu spread defasado. Daquelas que quando você olha o resíduo tem certeza que é tudo espúrio. O resultado foi que o spread antecede o crédito, e os níveis atuais são compatíveis com o crédito crescendo a 6%, muito menos que os 15% que se fala. É, eu sei que o BNDES e o Banco do Brasil vem aí, mas ainda assim isso está estranho.

Sinta o drama. Se o crédito continuar se expandindo forte, dólar e commodities flat, política fiscal um pouco mais frouxa, juros parados em 9%, a inflação de 2013 no CHORINHO fica acima de 6%. Mas se o crédito parar, em linha com que os spreads atuais indicam, não tem inflação nenhuma em 2013, e o BC pode até reduzir mais os juros.

Um comentário:

  1. Professor, o Mantega consultou o CHORINHO antes de brigar com os bancos? Pelo visto, o governo está certo mais uma vez....

    ResponderExcluir