sexta-feira, 20 de abril de 2012

Frase sobre doença holandesa

A melhor frase sobre doença holandesa que escutei foi proferida pelo meu amigo Bernardo Guimaraes, da EESP-FGV: "Tá aí uma doença que eu gostaria de pegar".

Continuando: "Se essa tal doença holandesa faz a gente ficar rico como os holandeses ficaram...manda ela para nós"

De fato, parece melhor que pegar a "Doença Argentina", com o virus da industrialização marcha-forçada capitaneada pelo Estado...o duro é que não sei se tem vacina contra essa.

9 comentários:

  1. Uma pergunta Dudu, levando em conta meus resultados na tese.

    Será que uma política de especialização em commodities (exportações) e especialização em, por exemplo, bens de capital e intermediários (importações) se sustenta ao longo do tempo, em termos institucionais?

    Lembrando que a Holanda, de acordo com o índice de Balassa, não possui exportações fortemente especializada em commodities, quando comparado a outros países em desenvolvimento, por exemplo.

    Abs
    JP

    ResponderExcluir
  2. JP, lá atrás, na época da doença, eles já eram ricos.

    Maldição de recursos naturais ocorre via instituições ruins. Noruega, Australia e Botswana -- sim, Botswana -- se beneficiaram bastante dos seus recursos naturais porque souberam mediar a alocacao da riqueza nova de modo inteligente e sem pancadaria.

    Concedo no entanto que lá atras, na epoca colonial, recursos naturais podem ter sido fator causal de instituicoes ruins.

    ResponderExcluir
  3. Interessante o post. Os bulbos de tulipa holandeses não podem ser comparados aos vírus mortais argentinos. Estes, em termos econômicos, irradiam com muita facilidade. E levam catástrofes. Quando, constitucionalmente, igualaram o peso ao US$, por pouco não fazem a coisa também aqui, pelo "efeito orloff". Há algum lapso temporal, mas o Equador adotou o US$ como moeda de curso. Agora, desapropriando a Repsol/YPF, pode estar inoculando mais um vírus mortal na economia argentina: o da sabida incompetência nacionalista, que levou a um massacre de jovens recrutas na invasão das Malvinas.

    ResponderExcluir
  4. Dawran

    O Acemoglu em seu novo livro dá uma ótima explicação para a Argentina. Institutions matters!

    Abs
    JP

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa que acho curioso. As faculdades de economia da Argentina são melhores do que as brasileiras em geral, não são? Essa é a perspectiva que eu tenho, mas que posso estar errado, gostaria de saber a opinião de vocês a esse respeito. Mas o governo argentino faz mais besteiras que o brasileiro apesar de possuir faculdades melhores de economia. Acho estranho isso.
    Abs.,
    Diogo Mendonça.

    ResponderExcluir
  6. Na outra ponta, hoje o professsor Bresser-Pereira nos brinda com essa:

    "...um país como a Argentina, que tem doença holandesa moderada (como a
    brasileira)."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "...doença holandesa moderada..."? Que raios seria isso?
      Bem se for falar qual o bulbo doente no Brasil e não tão alhures assim, não vale. Todo mundo sabe.
      Que coisa fala o Bresser. Impressionante.

      Excluir
  7. Sensacional. Na função utilidade do pessoal não tem consumo. O que importa é exportação líquida.

    ResponderExcluir