terça-feira, 23 de outubro de 2012

Pastore (Wonkish)


Um dia desses ouvi o Pastore, líder inconteste de nossa profissão. Depois, olhando o material, fiquei perturbado com uma regressão de hiato da produção industrial (filtro HP) como função de custo unitário do trabalho e outras coisas (juros, etc.). Não sei bem o argumento que ele estava fazendo, mas o que estava escrito na apresentação é que o hiato é sobretudo uma função do custo unitário, e não das outras coisas.

Tipicamente usamos hiato para a equação da inflação - imagino que é para isso que ele o estava usando. Mas, de acordo com a teoria, o correto é ter custo marginal na Curva de Phillips. Com algumas hipótese fracas (tecnologia Cobb-Douglas), o custo marginal vira custo unitário. E com algumas hipóteses heroicas (tipo economia fechada sem capital) o custo unitário pode ser transformado em hiato.

Por que fazer uma regressão do hiato no custo unitário? O correto não seria usar o próprio custo unitário, em vez do hiato, na curva de Phillips? 

3 comentários:

  1. Deixa de ser boboca, falando que Pastore é teu líder...você, FK, é um neo-boboca.

    O certo é custo marginal, claro. Custo unitário com cobb-douglas, é verdade, fiz aqui a conta de cabeça, dá igual mesmo, sou muito rápido, um gênio.

    Não espere que o Afonso Celso entenda seu comentário, ele não estudou essas coisas, ele parou lá no IS-LM.

    ResponderExcluir
  2. A.C.Pastore é o melhor economista vivo...

    ResponderExcluir
  3. Ha, ha, ha, essa é boa.
    Em ordem de melhor para pior no Brasil
    1 - economista x
    2 - fabio neoboboca kanczuck
    3 - samuel pessoa
    4 - carlos eduardo
    5 - celso toledo
    6 - o "O anonimo"
    7 - joelmir betting
    8 - fernando genta
    9 - nakano
    10 - pastore

    ResponderExcluir