domingo, 7 de outubro de 2012

Cost Disease

de madrugada eu ando lendo um livro do Baumol, que eu confesso que pensei já estivesse morto. ele virou assistant professor 60 anos atrás...e publicou um livro agora em 2012!

o livro tem uma sacada teórica antiga (mas interessante) e exemplos legais. vale a pena ler.

resumo aqui o ponto nevrálgico: há cinquenta anos, a inflação de serviços que requerem muito labor input de modo estrutural (educação, saúde, manutenções de todos os tipos, etc) tem sido muito mais forte que o CPI cheio porque enquanto nas manufaturas a produtividade sobe via automação, esse processo é muito limitado nos tais serviços labor-intensives. mas qual o canal ligando produtividade relativa de dois setores à inflação relativa? a produtividade na manufatura eleva os salarios na manufatura, mas os salários nos serviços labor-intensives não podem ficar muito para trás, pois se ficarem o pessoal empregado deixa essa área para aquelas onde o salário é crescente, e esse movimento volta a elevar os salários na área de serviços. ou seja, ligando os dois setores umbilicalmente está o mercado de trabalho. o problema é que esses salários mais altos, que são o principal custo de produção no setor de serviços, não são contrabalançados por produtividade mais elevada, como no caso da manufatura. isso implica em preços finais mais altos para esses serviços (na manufatura isso não acontence pois a produtividade subiu junto com os salários). assim, os altíssimos preços dos serviços médicos, dos concertos de música, da educação, e de outras atividades muito labor-intensive são o resultado natural do progresso na produtividade dos outros setores da economia.

mas o ponto todo é que não é pra se preocupar muito com isso. com a produtividade total em alta, podemos usufruir de maior consumo em manufaturas e em serviços! em cinquenta anos, os serviços médicos e de educação vão tomar mais de 50% dos orçamentos familiares, mas os outros 50% que sobrarem serão suficientes, graças ao incremento da produtividade, para comprar todo o resto....

Nenhum comentário:

Postar um comentário