sexta-feira, 11 de maio de 2012

Projeção para EUA



A pedidos do Antoninho, o que o BLUES está falando para os EUA. A intuição para o resultado medíocre é a antecipação do ajuste fiscal. No modelo, as variáveis fiscais (impostos e gastos) respondem ao estoque de dívida pública. Isso é estimado econometricamente, revelando a preocupação do Congresso com a dívida em eventos passados (papers do Leeper). Os agentes econômicos (firmas e famílias) percebem que no futuro os impostos serão maiores quando olham o estoque de dívida atual, e esperam (no sentido estocástico) que o Congresso se comportará da mesma forma. Assim, o estoque elevado de dívida reduz a remuneração esperada do capital, os investimentos, e o PIB.

Um tal de Alan Greenspan anda dizendo por aí (em reuniões da Goldman) que ele está notando algo interessante nos vários conselhos que ele participa. Apesar da imensa quantidade de caixa, as empresas preferem não investir por medo de um futuro ajuste fiscal. Pena que ele não tem o BLUES para compreender e mensurar esse efeito.

2 comentários:

  1. Havia um blog chamado A Consciência de Dois Liberais que acabou porque um dos dois colaboradores interrompeu a medicação por um tempo. Nesta época, a Velhinha de Taubaté deu um pau sinistro no tal de BLUES. É verdade ou minha memória está falhando?

    ResponderExcluir