segunda-feira, 14 de maio de 2012

Is it good for the jews?


Agora que o surgimento do “New Drek” virou evento provável, a pergunta é se ele vai ser bom ou ruim para o resto da Europa. O mercado está dizendo que vai ser ruim, mas eu acho que vai ser bom. Meu rationale:
1)      A Grécia não ficará mais competitiva. Além do aumento de pobreza instantâneo, irá sofrer com inflação. O sofrimento do povo grego fará com que os povos espanhol e italiano se esforcem mais. Políticas de arrocho fiscal vão ganhar popularidade.
2)      Portugal e Irlanda, sei lá, pouco me importa.
3)      As autoridades já terão o mérito de ter combatido o moral hazard, e estarão mais livres para salvar os esforçados.
4)      Mais LTRO, mais inflação, menos aperto fiscal, crescimento menos ruim.

2 comentários:

  1. Fabio,
    Penso que isso nao sera ruim para o resto da Europa. Para a Grecia é a unica solucao.
    Acredito que a "bola da vez" é saber o quanto expancionista será a politica fiscal alemã, e quanto contracionista a pf francesa, italiana etc. Sendo que o povo desse segundo grupo nao tem interesse medidas restritivas. Assim nao se esforçará o suficiente para sair da crise. E a Europa terá a sua decada perdida.

    ResponderExcluir
  2. Nao seria meio obvio haver uma corrida bancaria em Portugal e Irlanda (e talvez Espanha e Italia) se isso acontecer? Como isso pode ser bom pro resto da Europa?

    ResponderExcluir