sexta-feira, 25 de maio de 2012

Isso cheira mal

Em 2008, fazia sentido o governo acionar os bancos públicos para impedir um congelamento do crédito em meio ao pânico financeiro? Creio que sim. Mas o problema é que o governo aparentemente tomou gosto pela coisa. Fiquei muito preocupado ao ler isso daqui:
http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/5/16/uniao-pode-retirar-creditos-ruins-dos-bancos-publicos.
"Contribuintes, uni-vos!" .... não, não, o Mancur Olson explicou há meio século no seu espetacular "A Lógica da Ação Coletiva" por que isso não ocorrerá...então vai outra aqui: "Contribuintes, preparai vossos bolsos!".

3 comentários:

  1. Como ficaria a sua economia artificial considerando tal evento ? Para pensar sobre isso, simplesmente chamaria a polícia (já não sei mesmo se é a polícia ou o ladrão), porque certamente estou mais pobre. Fico pensando na turma que paga as suas contas direitinho; uns trouxas.

    ResponderExcluir
  2. Carlos Eduardo,
    Mas isso já acontece entre a Ativos S.A. e o Banco do Brasil. Se esse governo somente fizesse isso...É Banco Central que interfere no câmbio, diz que a meta de inflação é 4,5%, mas se fechar nos 6,5% tudo bem. Há tanta coisa para se preocupar.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, Carlos: o Tesouro vai por mais um dinheirinho do contribuinte para aliviar os créditos podres que, na altura, estão começando a se acumular na carteira de nossos "bancões", e suas taxas marotas. Já viu o comercial de um deles? "O banco x baixou os juros, e o brasil começou a mudar..." A conclusão, não precisa dizer: vote na fulana, que "mudou o Brasil..."

    Aposto que os bancos privados vão querer um pedacinho de bolo, tal como o Panamericano, absolutamente glorioso.

    ResponderExcluir