quinta-feira, 31 de maio de 2012

O FK me ligou (semi-wonkish, ou nao)

Ficamos conversando de economia e sobre a votação que levará (ou não) a catacras na USP.

A parte do papo de economia foi mais ou menos assim:

"teve a mudança no crédito, to falando de 2004 a 2008, que podemos entender como um choque de demanda no modelo". "mas foi para empresa também não?" "o grosso é pessoa física, crédito pra consumo". "mas e bnde?" "vamos focar até 2008, tinha pouco bnde". "ok". "aí entao o juros ficou muito alto porque com esse choque de demanda a inflação teria explodido sem juro alto, e o afonso bevilqua nao queria". "tá certo, isso mesmo". "e então agora o juro pode ser menor porque esse movimento do crédito para consumo vai perdendo força". "é, mas se a produtividade foi mais alta durante 2004-2008 por conta de reformas no começo do lula, tem um efeito na direção contrária...o juro neutro hoje poderia, sem nada para dar uma força no pib potencial, ser agora mais alto". "nesse caso a coisa vai terminar em inflacao". "depende quantitativamente da briga entre menor demanda por conta de uma perda de ímpeto do boom de crédito e o menor avanço da produtividade por conta do abandono da agenda micro". "é isso". "por que voce está escrevendo em minusculas?" "por causa do valter hugo mae". "ah, tá bom, vou ler, tem em audio?" "acho que nao".

4 comentários:

  1. Prof,

    Valter Hugo Mãe já não escreve mais com minúsculas: "Era muito redutora a forma como muita gente falava dos meus livros, como sendo apenas os daquele escritor das minúsculas. Não gostaria de passar a vida toda sendo catalogado de modo tão redutor, e não queria passar a vida toda investindo numa fórmula."

    Abs

    ResponderExcluir
  2. nao importa, Caio Axe, "o remorso" foi escrito em minusculas. nunca mais lerei o vhm, agora que ele foi para maiusculas
    aproveito para alertar ao fk que tenho recebido muitos emails perguntando onde o pintinho amarelo do blog foi parar.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, de S o BNDE não tem nada. Muito perspicaz da parte dos srs.

    ResponderExcluir
  4. E a parte da conversa sobre a votação, como foi?

    ResponderExcluir