domingo, 4 de agosto de 2013

PRÊMIO P.I.E.L.A, EDIÇÃO AGO/13

Por sugestão de nosso colega Bernardo, damos início hoje ao prêmio P.I.E.L.A

PERFEITO IMBECIL ECONÔMICO LATINO AMERICANO

Os leitores interessados deverão enviar ao email economistax@gmail.com sugestões de imbecilidade econômica crassa até dia 29 de cada mês.

A comissão formada pelos quatro integrantes desse blog escolherá a Imbecilidade do Mês em reunião secreta nos dias 29 e 30, na residência do economista x ou em algum outro lugar

Não caberão recursos à decisão

Os e-mails podem ser anônimos ou não

Os participantes deverão enviar um email com no máximo cinco linhas explicando a sua escolha. Algo como: "o senhor y defendeu que fixar o preço do kg da batata em 1 centavo aumentará o consumo de batatas na população. ele esqueceu de pensar no ofertante de batatas, que vai deixar de plantar, obviamente"

Apesar do título, a imbecilidade e o imbecil econômico associado podem ser de qualquer nacionalidade: iraniano, canadense, argentino!, alemão, chinês, etc. A A.Latina é fonte importante de imbecis econômicos, mas seguramente existem outros fora do nosso amado continente.

Dúvidas sobre esse regulamento não serão respondidas

Em caso de empate, Antoninho de Botucatu terá o voto de minerva

Por fim, o vencedor não ganha nada, claro.

Atenciosamente,

A Comissão

9 comentários:

  1. Acho que vocês deveriam excluir o Rodrigo Constantino da disputa, se não ele vai ocupar as dez primeiras colocações se o blog dele na veja continuar nesse ritmo.

    ResponderExcluir
  2. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=568888506503394&set=a.104286099630306.2745.100001467480531&type=1&theater

    Primeiro ganhador tem que ser ele !

    ResponderExcluir
  3. Não precisa analisar, dá o prêmio para o Bresser pelo conjunto da obra.

    ResponderExcluir
  4. Melhor que premiar alguém pelo conjunto da obra é fazer como a VIP fez com a Scheila Carvalho: exclua da disputa, porque vence na certa! Tem alguns nomes aí que são hors concours, não? Abriu a boca, levou o prêmio!

    ResponderExcluir
  5. Do Valor: O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), disse ontem que a revogação do aumento da tarifa do transporte público não beneficiou a população mais carente, mas sim os empresários. Em entrevista a blogueiros, Haddad disse que o benefício "irá para o bolso do empregador", que gastará menos no pagamento do vale-transporte distribuído aos empregados.

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo Constantino: "A única saída para reduzir os cartéis, os subsídios, as medidas protecionistas, tudo aquilo que impede justamente a livre concorrência, é reduzir o poder do governo de impedir a concorrência!"

    Ouch!!!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo de 17:24 - O que o Rodrigo Constantino escreveu não é absurdo digno de ganhar esse prêmio. Na verdade, o erro dele foi ter escrito "a única saída", quando é algo que poderia ser "na maior parte das vezes". Sim, há várias formas do governo garantir oligopólios ou mesmo monopólios.

    Se quer ver algo tosco escrito pelo Constantino (além a defesa bizarra feita por ele da bomba atômica de Hiroshima como forma de poupar vidas), eu destacaria a seguinte passagem:

    "A princípio, Phillips tratava da relação entre aumento de salários e desemprego, mas as conclusões foram extrapoladas para a inflação e o desemprego. Esta mentalidade perdura até hoje, quando muitos economistas apresentam esta suposta dicotomia, exigindo uma escolha entre menos desemprego ou menos inflação. Mas será que tal relação é realmente válida?

    Na década de 70, muitos países experimentaram uma estagflação, mistura de elevada inflação com elevado desemprego. Isso colocou a curva de Phillips em xeque. O nobel de Chicago, Milton Friedman, foi um dos que melhor explicou o fenômeno, lembrando que a inflação é basicamente um problema monetário, de excesso de circulação de moeda.".

    Essa seria digna do P.I.E.L.A. na categoria HPE. Ou de aluno que decorou para a prova que Friedman era monetarista e não soube responder à questão...

    ResponderExcluir
  8. O Márcio Holland deu uma entrevista no Broadcast no dia 14/8. Foram várias pérolas, das quais destaco:

    14/08, 18:59 AE-News: --HOLLAND: NÃO HÁ MUDANÇA DE POLÍTICA ECONÔMICA, MAS DE PREÇOS RELATIVOS
    14/08, 18:18 AE-News: HOLLAND AFIRMA QUE POLÍTICAS DE GASTOS E METAS DO GOVERNO SÃO TRANSPARENTES
    14/08, 17:55 AE-News: HOLLAND: O MELHOR MODELO DE CRESCIMENTO É O NOSSO, É BOM ACREDITAR NISSO
    14/08, 15:03 AE-News: --HOLLAND: CICLO DE INVESTIMENTOS DEVE PERSISTIR NOS PRÓXIMOS ANOS
    14/08, 14:58 AE-News: --HOLLAND: TEMOS MANTIDO O TRIPÉ ECONÔMICO, MAS COM NOVA MATRIZ MACROECONÔMICA
    14/08, 14:57 AE-News: --HOLLAND: ESTRATÉGIA DE POLÍTICA ECONÔMICA É FOCADA NO AUMENTO DA COMPETITIVIDADE

    É a minha indicação para o P.I.E.L.A. ago/13.

    ResponderExcluir