quinta-feira, 1 de agosto de 2013

price-level targeting (very wonkish)

resumo dos pontos a favor de price-level targeting (minha fonte aqui é o NBER 19187 do R.Reis):

num modelo com calvo contratos e agentes forward looking, após um choque os preços não sobem tanto porque os price-setters sabem que o nível do preço futuro vai ter cair relativamente ao nível pós-choque para o governo manter o target no nível certo. consequentemente, o desvio na inflação é menor após o choque

com price-level targeting tem menos tentação para o governo dar surpresas inflacionárias para matar pedaço de dívida porque desvios para cima na inflação precisam ser corrigidos com desvios para baixo depois (no sistema de metas de inflação, desvios da inflação pra cima não precisam ser compensados com inflação mais baixa que a meta depois...)

se variabilidade nos preços é algo ruim pois atrapalha planejamento, o sistema de meta de inflação tem uma característica chata: impõe uma raiz unitária no nível de preços (o price-level targeting reverte à média)

com price-level targeting, não faz sentido escrever contratos que indexem à inflação passada; não é necessário compensar perdas assim pois os preços, no nível, revertem. isso é bom porque com menos indexação os preços ficam mais flexíveis, o que aumenta a eficiência da economia

o price-level targeting reduz a variabilidade da inflação no LP, reduzindo prêmios de risco de ativos nominais

em tempos de zero bound e inflação baixíssima, ele é um commitment device automático sinalizando um objetivo inflacionário mais alto à frente (pois a regra diz que precisa recuperar o "nível perdido")

3 comentários:

  1. A dificuldade, Dudu, acredito ser a prática. Comprometer-se com inflação futura mais alta quando a corrente é baixa parece ser mais fácil que se o caso inverso.

    Mas é uma discussão para lá de interessante.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. É, a idéia é bonita.
    E Alex, talvez a prática não seja assimétrica se o target price for constante (inflação zero, ou próximo).
    Imagino que em inflação baixa, um desvio positivo é mais fácil de ser corrigido do que quando a inflação é alta. Do mesmo modo, elevar a inflação quando ela é muito baixa, não tem se mostrado lá tão fácil. Ou estou errado?
    No fundo, no fundo, nunca entendi porque a inflação precisa ser diferente de zero...

    ResponderExcluir
  3. Prefiro o M0 aumentar a uma taxa fixa, é um dos piores modos porém é uma Fortaleza contra desvios por politicagem.

    ResponderExcluir