terça-feira, 20 de agosto de 2013

Indústria --> Serviços (2/3)

Chico me mandou uma tal de matriz setorial que incluía a remuneração do trabalho e capital. Isso me permitiu calcular (aproximadamente) o capital share do setor de serviço e da indústria: 0,37 e 0,46 respectivamente. Supondo que a indústria passe de 30% do PIB para 15% do PIB, isso faz o capital share da economia mudar de 0,40 para 0,38. Daí, colocando outras hipóteses (beta=0,98, delta=3,6% anual, preferencias logarítmicas, alpha=0,60 (peso do lazer na função de utilidade)), eu chego nos seguintes steady states para antes e depois da mudança:

O que me choca do resultado é que o número de horas (h) aumenta muito pouco (na verdade cerca de 1%, nem dá para ver na tabela). Mas o estoque de capital e o PIB caem bastante. Em outras palavras, a mudança setorial tem muito impacto sobre o investimento e o crescimento do PIB, mas não sobre o mercado de trabalho.

2 comentários:

  1. ola a todos,
    sou o sobrinho do FK e faço phd em água doce

    Tio, que coisa esquisita. Modelo de um bem só e você falando de indústria e serviços. Tudo bem vai, não vou falar pra minha vó. Mas tio, é estranho o seguinte: se a produção de um bem só passa de repente a precisar de menos capital o PIB vai e cai. Não sei tio, não consigo acreditar. Você perguntar pro professor na University se isso tem sentido. Tchau, tio, tchau amiguinhos

    ResponderExcluir
  2. Acho que falta a parte na demanda para completar. Se o composto da economia está mudando para mais serviços e menos indústria, então, dada 1 unidade de produto antes e depois, o consumidor deve ter perceber mais utilidade para a cesta com mais serviços, o que definitivametne deslocaria a oferta de trabalho no segundo caso. Sem esse lado da demanda, tudo seria parecido com um choque permanente negativo na produtividade.

    ResponderExcluir