quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Indústria-->Serviços (0/3)

O Celso acordou e reclamou que meus posts estão incompreensíveis. Só posso ficar contente com isso. Quem sabe ele continua acordado por mais algumas horas.
Eu também estou confuso, e vou continuar postando meu mumble jumble na esperança de entender o assunto. A motivação é que há uma mudança setorial relevante (indústriaàserviços) que deve ser levada em conta para entender o que ocorre na economia brasileira. A figura abaixo, supostamente mostrando que indústria estagnou após a crise, é o ponto de partida.
Eu gosto do assunto porque nunca dei bola para esse negócio de olhar o PIB setorialmente. Houve época em que tentava separar tradeables de non-tradeables para poder olhar o câmbio. Mas descobri como escapar desse expediente. Será que preciso separar indústria de serviços?

Por enquanto, baseado em caged e em experimento teórico, a resposta é não.

4 comentários:

  1. Esse tipo de gráfico me deixa confuso, duas escalas.

    ResponderExcluir
  2. Sou como o saudoso presidente Figueiredo, que tinha o prazer de rir três vezes das piadas: (i) logo após contarem; (ii) um pouco depois, após a explicação e (iii) umas quatro horas depois, quando ele entendia.

    A resposta é que olhar tudo agregado é melhor, certo?

    ResponderExcluir